Martinha - Nome Priscila Aparecida Custdio NUSP 8567810...

Info icon This preview shows pages 1–2. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Nome: Priscila Aparecida Custódio NºUSP 8567810 Período: Noturno Fichamento: "Martinha versus Lucrécia" - Roberto Schwarz Leituras em Competição: É a ilustração das ideias do New Criticism através do estudo de recepção da obra de Machado de Assis por meio das tendências da crítica literária no século XX. Há entendimentos concorrentes: um consagra o autor no exterior, sob o custo de apagar o enraizamento histórico da obra; outro, local, é caracterizado pela exploração do nexo "entre a originalidade artística da obra e a diferença histórica da nação" Processamento da realidade imediata: Segundo Schwarz, tanto seria possível a críticos estrangeiros absorverem a perspectiva nacional, "apreciar a qualidade da ficção Machadiana?" Ou ainda, a peculiaridade de uma relação de classe, mesmo que fascinante para o historiador, não será um 'tópico demasiadamente monótono para dar conta de uma obra prima". Machado fazia crítica literária, às vezes autocrítica com recursos literários, por isso, o que é o argumento de Schwarz para provar que com "O punhal de Martinha", o escritor refletia a respeito da relação de Martinha e Lucrécia como o relacionamento do Brasil com os países desenvolvidos. Mas em que consiste essa intuição luminosa de Schwarz que provocou uma reviravolta na leitura da obra de Machado de Assis? Espremendo a matéria do modo mais sumário e claro possível, o crítico descobre na sua paciente leitura dos romances de Machado, notadamente os que datam a partir de Memórias póstumas de Brás Cubas , uma relação de homologia entre forma romanesca e processo social.
Image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Image of page 2
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern