mecanica 2 - GREF - r o p vers inar elim fsica MECNICA para...

Info iconThis preview shows pages 1–5. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
versªo preliminar 11. Coisas que controlam movimentos 12. Onde estªo as forças? 13. Peso, massa e gravidade 14. Medindo forças 15. Quando Ø difícil parar 17. O ar que te segura 18. Acelera! 19. Quem com ferro fere . .. 20. Pit Stop para um test drive leituras de física GREF para ler, fazer e pensar MEC´NICA 11 a 20 16.Batendo, ralando e esfregando . ..
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
Leituras de Física Ø uma publicaçªo do GREF - Grupo de Reelaboraçªo do Ensino de Física Instituto de Física da USP EQUIPE DE ELABORA˙ˆO DAS LEITURAS DE F˝SICA Anna Cecília Copelli Carlos Toscano Dorival Rodrigues Teixeira Isilda Sampaio Silva Jairo Alves Pereira Joªo Martins Luís Carlos de Menezes (coordenador) Luís Paulo de Carvalho Piassi Suely Baldin Pelaes Wilton da Silva Dias Yassuko Hosoume (coordenadora) ILUSTRA˙ÕES: Fernando Chuí de Menezes MÆrio Kano GREF - Instituto de Física da USP rua do Matªo, travessa R, 187 Edifício Principal, Ala 2, sala 305 05508-900 Sªo Paulo - SP fone: (011) 818-7011 fax:(011) 818-7057 financiamento e apoio: ConvŒnio USP/MEC-FNDE Sub-programa de educaçªo para as CiŒncias (CAPES-MEC) FAPESP / MEC - Programa Pró-CiŒncia Secretaria da Educaçªo do Estado de Sªo Paulo - CENP A reproduçªo deste material Ø permitida, desde que observadas as seguintes condiçıes: 1. Esta pÆgina deve estar presente em todas as cópias impressas ou eletrônicas. 2. Nenhuma alteraçªo, exclusªo ou acrØscimo de qualquer espØcie podem ser efetuados no material. 3. As cópias impressas ou eletrônicas nªo podem ser utilizadas com fins comerciais de qualquer espØcie. junho de 1998
Background image of page 2
41 11 O controle dos movimentos traz novas questıes interessantes, onde o conceito de força serÆ fundamental. Coisas que controlam movimentos O controle do vôo dos aviıes CURVA NORMAL EMBICANDO INCLINANDO ESCORREGANDO eixo do plano horizontal eixo do plano vertical eixo do plano lateral coluna de controle leme elevador flap aileron pedais do leme Figuras extraídas de Como Funciona - todos os segredos da tecnologia moderna , 3“ ediçªo, Editora Abril. As figuras mostram os elementos mecânicos que permitem direcionar o vôo de um aeroplano. Com eles, o piloto efetua rotaçıes no corpo da aeronave em pleno ar, permitindo um controle muito grande do movimento do aviªo. Observe em cada figura quais sªo os elementos acionados para produzirem cada efeito, que estªo destacados em preto. Na curva normal, por exemplo, o piloto utiliza o leme e os ailerons (um para cima, e o outro para baixo). Para inclinar o bico do aviªo sªo acionados os elevadores, e assim por diante. Como vocŒ pode ver, para controlar o movimento de um objeto Ø preciso conhecer como produzir cada efeito. É disso que iremos tratar agora.
Background image of page 3

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
42 Coisas que controlam os movimentos 11 Manobrar um carro para colocÆ-lo em uma vaga no estacionamento ou aterrisar um aviªo sªo tarefas onde o controle dos movimentos Ø fundamental.
Background image of page 4
Image of page 5
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

Page1 / 42

mecanica 2 - GREF - r o p vers inar elim fsica MECNICA para...

This preview shows document pages 1 - 5. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online