mecanica 4 - GREF - r o p vers inar elim fsica MECNICA para...

Info iconThis preview shows pages 1–5. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
versªo preliminar 27. O "mapa"do Universo 28. Quem falor que a Terra Ø redonda? 29. Construa seu relógio de Sol 30. A Lua e a Terra 31. O sistema solar 32. A gravidade da gravidade 33. Evoluçªo estelar 34. O Universo nªo Ø tudo? leituras de física GREF para ler, fazer e pensar MEC´NICA 27 a 34
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
Leituras de Física Ø uma publicaçªo do GREF - Grupo de Reelaboraçªo do Ensino de Física Instituto de Física da USP EQUIPE DE ELABORA˙ˆO DAS LEITURAS DE F˝SICA Anna Cecília Copelli Carlos Toscano Dorival Rodrigues Teixeira Isilda Sampaio Silva Jairo Alves Pereira Joªo Martins Luís Carlos de Menezes (coordenador) Luís Paulo de Carvalho Piassi Suely Baldin Pelaes Wilton da Silva Dias Yassuko Hosoume (coordenadora) ILUSTRA˙ÕES: Fernando Chuí de Menezes MÆrio Kano GREF - Instituto de Física da USP rua do Matªo, travessa R, 187 Edifício Principal, Ala 2, sala 305 05508-900 Sªo Paulo - SP fone: (011) 818-7011 fax:(011) 818-7057 financiamento e apoio: ConvŒnio USP/MEC-FNDE Sub-programa de educaçªo para as CiŒncias (CAPES-MEC) FAPESP / MEC - Programa Pró-CiŒncia Secretaria da Educaçªo do Estado de Sªo Paulo - CENP A reproduçªo deste material Ø permitida, desde que observadas as seguintes condiçıes: 1. Esta pÆgina deve estar presente em todas as cópias impressas ou eletrônicas. 2. Nenhuma alteraçªo, exclusªo ou acrØscimo de qualquer espØcie podem ser efetuados no material. 3. As cópias impressas ou eletrônicas nªo podem ser utilizadas com fins comerciais de qualquer espØcie. junho de 1998
Background image of page 2
105 27 O ±mapa² do Universo Olhe para o cØu e tente imaginar como sªo todas aquelas coisas que vocŒ vŒ e tambØm as que nªo vŒ. ±EscØptico, o Peregrino na borda da Terra² O que essa gravura do sØculo XVI representa para vocŒ? Em que a sua idØia a respeito da estrutura do Universo Ø diferente desse artista?
Background image of page 3

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
106 O ±mapa² do Universo 27 Observe bem a gravura da pÆgina anterior. Ela representa o cØu como uma grande superfície esfØrica dentro da qual estÆ a Terra. Passa a idØia de que os astros (a Lua, o Sol, as estrelas) estªo ±colados² por dentro dessa superfície. Quando o ±peregrino² consegue ver alØm dessa cortina, descobre um universo complexo, a que nªo temos acesso diretamente. VocŒ acha que as coisas sªo assim mesmo? O que vocŒ vŒ de ±certo² e de ±errado² na imagem da gravura, em relaçªo à imagem que vocŒ faz da Terra e do nosso Universo? Tente fazer uma lista de tudo que vocŒ imagina que tenha no espaço. A partir dela tente construir seu próprio ±mapa² do Universo. T este: Se a Terra fosse do tamanho de uma moeda de 1 Real, a Lua teria o tamanho de: Um LP do Roberto Carlos? Um CD da Xuxa? Uma moeda de 1 centavo? Uma ervilha? Um pingo no i? Uma bactØria? Olhando alØm da ±borda² da Terra Terra-Lua O mŒs do nosso calendÆrio nªo existe por acaso. Ele foi criado a partir do tempo que a Lua leva para completar suas quatro fases, ou seja, para dar uma volta em torno da Terra. Esse período Ø de aproximadamente 29,5 dias.
Background image of page 4
Image of page 5
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

This note was uploaded on 08/21/2008 for the course INSTITUTO GREF taught by Professor Sonia during the Spring '08 term at Uni. São Paulo.

Page1 / 34

mecanica 4 - GREF - r o p vers inar elim fsica MECNICA para...

This preview shows document pages 1 - 5. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online