44proc3, Fresando ranhuras retas - I.pdf - A UA UL L AA 44...

Info icon This preview shows pages 1–3. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
44 A U L A N a aula passada você aprendeu como fresar superfícies planas e superfícies planas inclinadas. Viu como escolher os dispo- sitivos para fixação da peça e da fresa de acordo com o trabalho a ser executado. E também como fixar a peça e a fresa à máquina. Nesta aula você vai aprender a fresar ranhuras retas. Ranhura é o mesmo que entalhe, rasgo ou canal. Então fresar ranhuras retas é o mesmo que abrir canais retos em uma peça. Um exemplo de ranhura é o entalhe da chave fixa, conhecida como chave de boca, utilizada para apertar parafusos de cabeça sextavada ou quadrada. Há vários tipos de ranhuras retas. Nesta aula você vai aprender como fazer ranhuras retas por reprodução do perfil da fresa. Esta é uma operação que servirá de base para outras como fresar rasgos em T, trapezoidais e outros. A operação de fresar ranhuras retas pressupõe uma outra etapa conhecida como puxar coordenadas puxar coordenadas puxar coordenadas . Puxar coordenadas é deslocar a ferramenta em relação a uma superfície ou linha de referência, até um ponto definido. Trata-se de uma etapa necessária que garante que a ranhura fique exatamente no lugar previsto no desenho da peça. Você vai entender melhor quando falarmos sobre isso. Estude bem, e não se esqueça de reler aulas passadas, caso você precise relembrar conceitos já aprendidos! Como fresar ranhuras retas Para fresar ranhuras retas, é necessário antes puxar uma coordenada. Vamos aprender a fazer isso? Puxar coordenadas em fresadoras Puxar coordenadas em fresadoras Puxar uma coordenada é deslocar a ferramenta de modo que ela fique na posição exata para executar o trabalho, conforme estabelecido no desenho da peça. O deslocamento da ferramenta é feito em relação a um furo, um rebaixo ou mesmo uma superfície já usinada da peça. Fresando ranhuras retas - I Nossa aula
Image of page 1

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Para puxar coordenadas é preciso tangenciar a superfície de referência da peça, isto é, uma superfície já usinada. Tangenciar é o mesmo que tocar. Podemos tangenciar uma superfície de referência por meio da fresa, do centralizador ou de um pino retificado.
Image of page 2
Image of page 3
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern