Teoria_dos_Jogos_manha.ppt - RELAES INTERNACIONAIS TEORIA...

Info icon This preview shows pages 1–7. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
RELAÇÕES INTERNACIONAIS TEORIA DOS JOGOS UNICURITIBA DISCIPLINA: TEORIA das R. I. – II PROF: RAFAEL PONS REIS ALUNOS: Cristiane Gonçalves de Souza, Letícia C. O. Galli, Jéssica Lacerda e João Francisco Soares
Image of page 1

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
INTRODUÇÃO A Teoria dos Jogos é uma teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais “agentes de decisão” interagem entre si. Ela fornece a linguagem para a descrição de processos de decisão conscientes e objetivos envolvendo mais do que um indivíduo. A Teoria dos Jogos é usada na aplicabilidade de assuntos diversos tais como eleições, economia, balança de poder, evolução genética, etc. Após 1940 se estendeu as Relações Internacionais e até na área da psicologia. É uma teoria matemática pura, que pode e tem sido estudada como tal. A Teoria dos Jogos não é um modelo de Relações Internacionais, ela deve ser entendida como um modelo para as Relações Internacionais. Sua popularidade nos estudos da disciplina de Relações Internacionais vem aumentando especialmente no período pós – Guerra Fria.
Image of page 2
Registros antigos sobre Teoria dos Jogos são desde o séc. XVIII. Mas só início do séc. XIX, é que teremos o trabalho de estudo de mais destaque de Augustin Cournot sobre duopólio. Em 1913, Ernst Zermelo publicou um teorema dizendo que o jogo de xadrez é estritamente determinado. Ou seja, em cada estágio do jogo os jogadores terão estratégias que os conduziram a vitória ou ao empate. Outro grande matemático que se interessou em jogos foi Emile Borel, que reinventou as soluções minimax e publicou quatro artigos sobre jogos estratégicos. Ele achava que a guerra e a economia podiam ser estudadas de uma maneira semelhante. HISTÓRIA
Image of page 3

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
PRINCIPAIS TEÓRICOS Ernst Zermelo * 27 de Julho de 1871. + 21 de Maio de 1953. Foi um matemático e filósofo alemão. Emile Borel * 7 de Janeiro de 1871 + 3 de Fevereiro de 1953 Era matemático e político francês. Augustin Cournot * 28 de Agosto de 1801. + 31 de Março de 1877. Era matemático e economista francês .
Image of page 4
Von Neumann e Oscar Morgenstern Em seu início, a teoria dos jogos chamou pouca atenção. O grande matemático John Von Neumann mudou esta situação. Em 1928 ele demonstrou que todo jogo finito de soma zero com duas pessoas possui uma solução em estratégias mistas. A demonstração original usava topologia e análise funcional e era muito complicada de se acompanhar. Em 1937, ele forneceu uma nova demonstração baseada no teorema do ponto fixo de Brouwer . John Von Neumann, que trabalhava em muitas áreas da ciência, mostrou interesse em economia e, junto com o economista Oscar Morgenstern , publicou o clássico “ The Theory of Games and Economic Behaviour ” em 1944 e, com isto, a teoria dos jogos invadiu a economia e a matemática aplicada.
Image of page 5

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
PRINCIPAIS TEÓRICOS Von Neumann * 28 de Dezembro de 1903 + 8 de Fevereiro de 1957 Foi matemático húngaro de etnia judaica.
Image of page 6
Image of page 7
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern