43proc3, Fresando superfícies planas.pdf - A UA UL L AA 43...

Info icon This preview shows pages 1–4. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
43 A U L A N as aulas passadas você estudou os tipos de fresadoras e fresas e como determinar os parâmetros de corte para fresar. Mas para começar a fresar é necessário saber mais. É preciso saber escolher a fresa e a fresadora de acordo com o tipo de perfil que será executado na peça. E também saber fixar a fresa e a peça na máquina. É o que vamos fazer nas próximas aulas. Nesta primeira aula sobre operações de fresagem, vamos aprender informa- ções básicas sobre como fresar superfícies planas. Usinar uma superfície plana é uma das operações mais simples e comuns na fresagem mecânica. É uma operação que pode ser executada em qualquer tipo de fresadora. Fique atento! Querendo saber mais, não hesite em consultar a bibliografia indicada no final do livro. Como fresar superfície plana, plana inclinada e em esquadro Existem duas formas de fresar superfícies: a tangencial e a frontal. Na fresagem tangencial, o eixo de rotação da fresa é paralelo à superfície da peça que está sendo usinada. Na fresagem frontal, o eixo de rotação é perpendicular à superfície da peça. Tanto a fresagem tangencial quanto a frontal podem ser executadas em qualquer tipo de fresadora. Veja figuras a seguir. Nossa aula fresagem tangencial em fresadora horizontal Fresando superfícies planas
Image of page 1

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Com esta pequena introdução, já podemos entrar no assunto. Distinguimos na fresagem em superfície plana três casos: fresagem de superfície plana simples, de superfície plana perpendicular a uma superfície de referência e, finalmente, de superfície plana inclinada. Fresagem simples de superfície plana Vamos supor que você entra na oficina e recebe a tarefa de usinar a superfície plana de uma peça de ferro fundido de 50 x 50 mm e dureza de 240HB, conforme desenho. Você dispõe de uma fresadora horizontal e fresa com 10 dentes e 40 mm de diâmetro. Por onde começar? fresagem frontal em fresadora vertical fresagem tangencial em fresadora vertical fresagem frontal em fresadora horizontal
Image of page 2
43 A U L A O primeiro passo é escolher a fresa com relação ao material da peça. Sabendo que o material é ferro fundido, com dureza de 240HB, que tipo de fresa você deve usar? Recordar é aprender Recordar é aprender Para usinar ferro fundido com dureza de 240HB, a fresa recomendada é a de tipo H . Escolhido o tipo de fresa quanto ao material, é preciso especificá-la quanto ao trabalho que ela vai realizar. Para fresar superfícies planas, a fresa indicada é a plana, também conhecida como fresa cilíndrica. Veja, a seguir, alguns tipos básicos de fresas cilíndricas. Como vamos fazer uma fresagem tangencial em superfície plana utilizando fresadora horizontal, escolhemos trabalhar com a fresa cilíndrica para mandril com chaveta longitudinal.
Image of page 3

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Image of page 4
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern