03 (Bombas Centrífugas I).pdf - UFES Mquinas de Fluxo...

Info icon This preview shows pages 1–8. Sign up to view the full content.

U F E S Máquinas de Fluxo: Teoria Geral de Bombas Centrífugas. Componentes de uma bomba centrífuga : O rotor , que constitui a principal parte móvel da bomba, é responsável por transferir o trabalho de eixo, proveniente do acionador (motor elétrico), ao fluido, que é acelerado, ganhando energia cinética. No difusor , a energia cinética é convertida em energia de pressão através de uma desaceleração do fluido.
Image of page 1

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

U F E S Máquinas de Fluxo: Teoria Geral de Bombas Centrífugas. Transferência de energia do rotor para o fluido : O rotor promove a aceleração do fluido, que ganha energia cinética. A componente tangencial da força e o movimento da pá do rotor apresentam mesma direção e sentido (pá do rotor realiza trabalho no fluido), o que caracteriza uma bomba.
Image of page 2
U F E S Máquinas de Fluxo: Teoria Geral de Bombas Centrífugas. Triângulos de velocidades na entrada e saída do rotor : Um observador estacionário as velocidades absolutas ( V ), enquanto um observador solidário às pás do rotor enxerga as velocidades relativas ( W ) . Os triângulos de velocidades permitem determinar o torque e a potência ideais que o rotor da bomba entrega ao fluido .
Image of page 3

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

U F E S Máquinas de Fluxo: Teoria Geral de Bombas Centrífugas. Triângulos de velocidades na entrada e saída do rotor : Na situação ideal no ponto de projeto, as velocidades relativas ( W ) são tangenciais aos perfis das pás . A velocidade absoluta do fluido ( V ) é igual a soma vetorial das velocidades ( U ), do rotor, e ( W ), do fluido em relação ao rotor .
Image of page 4
U F E S Máquinas de Fluxo: Teoria Geral de Bombas Centrífugas. Relações trigonométricas nos triângulos de velocidades na entrada e saída do rotor :
Image of page 5

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

U F E S Máquinas de Fluxo: Teoria Geral de Bombas Centrífugas. Triângulos de velocidades na entrada e saída do rotor : Os triângulos de velocidades de entrada e saída provêem todas as informações necessárias para se calcular o torque e a potência ideais, entregue pelo rotor (ao fluido) usando - se equações adequadas . Os resultados representam o desempenho da bomba centrífuga sob condições ideais ( infinitas pás com espessura desprezível, escoamento permanente, uniforme e incompressível ), no ponto de projeto, desde que se admita que todos os fluxos sejam uniformes em cada seção . Esses resultados idealizados representam os limites superiores de desempenho das bombas centrífugas .
Image of page 6
U F E S Máquinas de Fluxo: Teoria Geral de Bombas Centrífugas. Definição dos volumes de controle e formulações para análise das conversões de energia sofridas pelo fluido em bombas centrífugas : O método de análise é escolhido conforme as informações desejadas. Volume de controle finito: Quando se quer informações gerais sobre vazão, variação de pressão, torque e potência.
Image of page 7

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 8
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern