Cognição Social.pdf - Aluno Alefe Lima Matrcula 130099481...

This preview shows page 1 - 4 out of 9 pages.

Aluno: Alefe Lima Matrícula: 130099481 Turma: B Prática 1 1.Introdução Durante a primeira aula prática, foi apresentado e discutido conceito da Cognição Social dentro do campo das ciências psicológicas e seus efeitos na sociedade, tais como comportamento de ajuda, preconceito, esteriótipos, relacionamentos íntimos e etc. A cognição social é toda a ciência que estuda o comportamento, sentimentos, pensamentos do ser humano e do animal irracional no seu meio social. No que diz respeito ao meio social, são todos valores culturais, valores morais, relações do homem com homem e homem com a natureza. “As funções cognitivas compreendem os domínios da atenção, da percepção, da linguagem, nomeadamente da compreensão e fluência verbal, dos vários tipos de aprendizagem e de memória, do processamento da informação, da organização perceptiva e do funcionamento executivo” (Lima, 2000). O conceito de cognição é entendido como o processo pelo qual um indivíduo se torna ciente de si, do que o rodeia e da compreensão de conceitos, envolvendo aspectos como a percepção, pensamento e memória, ou seja toda a vida mental do indivíduo. Se no plano conceitual podemos adotar uma definição abrangente de cognição, já no plano operacional da utilização do conceito com vista à sua medição é necessário encontrar uma definição mais restritiva que sirva os propósitos da sua avaliação.
Image of page 1

Subscribe to view the full document.

2. Cognição Social: Definição Segundo Merton (1968), a cognição social é um campo da psicologia social que investiga a forma como as pessoas compreendem as outras pessoas e elas mesmas. É tambem o conjunto de processos mentais relativos ao conhecimento que manifestam em diferentes formas: percepção, aprendizagem, memória, consciência, atenção, e imaginação. É através da cognição social que cada um de nós constrói uma visao diferente do mundo, incluindo aquilo que para nós é verdadeiro ou falso e o que é certo ou errado. Surgiu do interesse de psicólogos sociais pela psicologia cognitiva, que começaram a utilizar os modelos cognitivos para entender os processos básicos subjacentes às interações sociais. Essa área de pesquisa tem como aspectos básicos: o mentalismo, que confere importância aos processos e representações mentais; a formação, operação e mudança dos processos cognitivos dentro dos contextos sociais; a utilização de métodos, teorias e modelos desenvolvidos em outras áreas pela psicologia social, como a psicologia cognitiva e a neurociência social cognitiva;
Image of page 2
a aplicação ao mundo real (aplicação à temas como comportamento de ajuda, preconceito, esteriótipos, relacionamentos íntimos e outros). 3. Objecto de Estudo da Cognição Social Segundo Miranda (2001), o objecto de estudo da Cognição Social é a análise dos comportamentos humanos tendo em conta as condições pessoais e da situação. Se por um lado, a parte social, reconhece a importância do envolvimento no comportamento humano,
Image of page 3

Subscribe to view the full document.

Image of page 4
  • Spring '17
  • representações sociais, Cognição Social

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern