Aula - Usinabilidade dos Materiais.pdf - Usinabilidade dos Materiais De um modo geral usinabilidade pode ser definida como uma grandeza tecnol\u00f3gica que

Aula - Usinabilidade dos Materiais.pdf - Usinabilidade dos...

This preview shows page 1 - 5 out of 45 pages.

Engenharia Mecânica Usinagem CAMPUS PONTA GROSSA 1 Usinabilidade dos Materiais De um modo geral, usinabilidade pode ser definida como uma grandeza tecnológica que expressa, por meio de um valor numérico comparativo (índice de usinabilidade), um conjunto de propriedades de usinagem de um material em relação a outro tomado como padrão. Em outras palavras, pode-se entender usinabilidade como o grau de dificuldade de se usinar um determinado material. Entende-se como propriedades de usinagem de um material aquelas que expressam seu efeito sobre grandezas mensuráveis inerentes ao processo de usinagem, tais como a vida da ferramenta, o acabamento superficial da peça, os esforços de corte, a temperatura de corte, a produtividade, as características do cavaco.
Image of page 1
Engenharia Mecânica Usinagem CAMPUS PONTA GROSSA 2 Usinabilidade dos Materiais Pode-se ter um material que tenha uma boa usinabilidade quando se leva em conta uma propriedade de usinagem, como por exemplo a vida da ferramenta, e não possuir boa usinabilidade quando se leva em conta outra propriedade, como por exemplo a rugosidade da peça usinada. A usinabilidade depende do estado metalúrgico da peça, da dureza, das propriedades mecânicas do material, de sua composição química, das operações anteriores efetuadas sobre o material (sejam a frio ou a quente) e do eventual encruamento. Mas a usinabilidade não depende somente das condições intrínsecas do material, mas também das condições de usinagem, das características da ferramenta, das condições de refrigeração, da rigidez do sistema máquinaferramenta-peça-dispositivo de fixação e dos tipos de trabalhos executados pela ferramenta (operação empregada, corte contínuo ou intermitente, condições de entrada e saída da ferramenta). Assim, um material pode ter um valor de usinabilidade baixo em certas condições de usinagem e um valor maior em outras condições de usinagem, por exemplo.
Image of page 2
Engenharia Mecânica Usinagem CAMPUS PONTA GROSSA 3 Usinabilidade dos Materiais Ensaios de Usinabilidade Diversos métodos são propostos para a medição do índice de usinabilidade. O método mais aceito é um ensaio chamado de longa duração, onde o material ensaiado e o material tomado como padrão são usinados até o fim da vida da ferramenta, ou até um determinado valor de desgaste da ferramenta (VB ou KT), em diversas velocidades de corte diferentes.
Image of page 3