Aula_pratica_1_Vidraria.pdf - Primeira aula de laboratório...

This preview shows page 1 - 2 out of 7 pages.

Primeira aula de laboratório Vidraria e equipamentos de manuseio químico Quem entrar em um laboratório de pesquisas ou de ensino em Química se deparará com uma grande quantidade de peças que denominamos de aparelhagem de laboratório. Cada uma destas peças tem um uso específico e é confeccionada de um determinado material. Uma grande quantidade delas é confeccionada em vidro, normalmente vidro pirex ou vidro de borosilicato, metal ou plástico. Estas aparelhagens de laboratório não fazem parte do nosso dia a dia, mas vários têm formato muito semelhantes instrumentos que não fazem parte do dia a dia. Muitos apresentam formato ou funções semelhante aos equipamentos que possuímos nas cozinhas de nossas residências, enquanto que outros tem formatos e aplicações totalmente e as vezes até não imagináveis para alguém que ainda não estudou um pouco de química. Alem destes equipamentos confeccionados em vidro ou plástico, em laboratório há também muitos outros equipamentos como microscópios, aquecedores elétricos, aparelhos de refrigeração entre outros, que necessitam de energia elétrica para o seu funcionamento. Todas estas aparelhagens ou equipamentos são fruto de séculos de desenvolvimento da ciência, em particular da química, da biologia e da física, sendo portanto, resultado de uma evolução lenta e gradativa. Os primeiros laboratórios que realizavam transformações químicas (ainda que de forma primitiva) remontam à época dos alquimistas. Num misto de magia, superstição e ciência primitiva, seus adeptos realizavam diversas sínteses, como do ácido acético e sulfúrico (conhecido como óleo de vitríolo). Entre os mais famosos podemos citar Hermes Trimegisto, Geber e Paracelso, famoso por utilizar alguns conceitos alquímicos na cura de doenças. A química, no entanto, somente ganharia características de ciência formal com os primeiros trabalhos do físico Robert Boyle (1627-1691). De formação bastante ampla, Boyle foi físico, químico e filósofo, sendo o primeiro a apresentar a noção de “elemento químico”. Os trabalhos de Boyle serviram de base para o surgimento da Química Experimental que, embora de forma primitiva, alcançaria sua maturidade alguns anos depois. Coube a Antoine Laurent de Lavoisier o papel de estabelecer em definitivo a Química entre as ciências já fundamentadas. De origem nobre, Lavoisier se ocupou com grande paixão da pesquisa química, a tal ponto que seu laboratório caseiro era um dos mais bem montados de sua época. Na impossibilidade de dispor de fornecedores de equipamentos, ele mesmo desenhava e encomendava aos vidreiros e artesãos a aparelhagem de que necessitaria. Suas intensas pesquisas o levaram, entre outras coisas, à descoberta da conservação das massas durante uma reação química.
Image of page 1

Subscribe to view the full document.

Image of page 2
  • Fall '16
  • Sólido, Solução, Vidrarias, Mistura

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern