Capítulo 5.docx - Capítulo 5 Como o risco e a estrutura a...

This preview shows page 1 - 3 out of 17 pages.

Capítulo 5 - Como o risco e a estrutura a termo afetam as taxas de juros? Preview Em nossa análise de oferta e demanda do comportamento da taxa de juros no Capítulo 4, examinamos a determinação de apenas uma taxa de juros. No entanto, vimos anteriormente que há um enorme número de títulos em que as taxas de juros podem e diferem. Neste capítulo, completamos o quadro de taxas de juros examinando a relação das diversas taxas de juros entre si. Entender por que eles diferem de um título para outro pode ajudar empresas, bancos, seguradoras e investidores privados a decidir quais títulos comprar como investimentos e quais vender. Primeiro, observamos porque os títulos com o mesmo prazo até o vencimento têm diferentes taxas de juros. A relação entre essas taxas de juros é chamada de estrutura de risco das taxas de juros, embora todas as regras de risco, liquidez e imposto de renda tenham um papel na determinação da estrutura de risco. O prazo de vencimento de um título também afeta sua taxa de juros, e o relacionamento entre as taxas de juros em títulos com prazos diferentes até o vencimento é chamado de estrutura a termo das taxas de juros. Neste capítulo examinamos as fontes e as causas das flutuações nas taxas de juros em relação umas às outras e analisamos várias teorias que explicam essas flutuações. Estrutura de risco das taxas de juros A Figura 5.1 mostra os rendimentos até o vencimento para várias categorias de títulos de longo prazo de 1919 a 2013. Ela mostra duas características importantes do comportamento da taxa de juros para títulos com o mesmo vencimento: as taxas de juros em diferentes categorias de títulos diferem umas das outras, qualquer ano, e o spread (ou diferença) entre as taxas de juros varia ao longo do tempo. As taxas de juros dos títulos municipais, por exemplo, são mais altas do que aquelas dos títulos do governo dos EUA (Tesouro) no final da década de 1930, mas inferiores depois disso. Além disso, o spread entre as taxas de juros dos títulos corporativos Baa (mais arriscados do que os títulos corporativos Aaa) e dos títulos do governo dos EUA é muito grande durante os anos de 1930-1933, é menor nos anos 1940-1960 e depois se amplia novamente. Quais fatores são responsáveis por esses fenômenos? Figura 5.1 - Rendimentos de Obrigações de Longo Prazo, 1919-2013 As taxas de juros de diferentes tipos de títulos diferem umas das outras em qualquer ano, e o spread (ou diferença) entre as taxas de juros varia ao longo do tempo.
Image of page 1

Subscribe to view the full document.

Figura 5.2 - Resposta a um aumento no risco de inadimplência nas obrigações corporativas Inicialmente P c 1 = P T 1 e o prêmio de risco é zero. Um aumento no risco de inadimplência nos títulos corporativos muda a curva de demanda de D c 1 para D c 2 . Simultaneamente, ele muda a curva de demanda de títulos do Tesouro de D c 1 para D c 2 . O preço de equilíbrio para títulos corporativos cai de P c 1 para P c 2 , e a taxa de juros de equilíbrio sobre títulos corporativos aumenta para i c 2 . No mercado do Tesouro, o preço do título de equilíbrio sobe do P
Image of page 2
Image of page 3
  • Spring '14
  • Segunda Guerra Mundial, Renda, Imposto, Juro, Investimento, Volatilidade

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern