Capitulos 18 e 19.pdf - CHAPTER 18 Financial Regulation...

This preview shows page 1 - 3 out of 65 pages.

18 C H A P T E R Financial Regulation RESUMO Como vimos nos capítulos anteriores, o sistema financeiro está entre os setores mais fortemente regulados da economia, e os bancos estão entre as instituições financeiras mais fortemente regulamentadas. Neste capítulo, desenvolvemos uma estrutura para ver por que a regulação do sistema financeiro toma a forma que ele faz. Infelizmente, o processo regulatório nem sempre funciona muito bem, como evidenciado pela recente crise financeira global e outras, não apenas nos Estados Unidos, mas em muitos países do mundo. Aqui também usamos nossa análise da regulamentação financeira para explicar as crises mundiais no setor bancário e para considerar como o sistema regulatório pode ser reformado para evitar futuros desastres. 418
Image of page 1

Subscribe to view the full document.

CHAPTER 18 Financial Regulation 419 Informação Assimétrica e Regulação Financeira Nos capítulos anteriores, vimos como a informação assimétrica - o fato de as partes diferentes em um contrato financeiro não terem as mesmas informações - leva a problemas de seleção adversa e de risco moral que têm um impacto importante em nosso sistema financeiro. Os conceitos de informação assimétrica, seleção adversa e risco moral são especialmente úteis para entender por que o governo escolheu a forma de regulamentação financeira que vemos nos Estados Unidos e em outros países. Existem dez categorias básicas de regulação financeira: rede de segurança do governo, restrições sobre ativos, requisitos de capital, ação corretiva imediata, caracterização e exame, avaliação do gerenciamento de riscos, requisitos de divulgação, proteção ao consumidor, restrições à concorrência e supervisão macroprudencial. . Rede de segurança governamental Como vimos no Capítulo 7, os intermediários financeiros, como os bancos, são particularmente adequados para resolver problemas de seleção adversa e de risco moral porque fazem empréstimos privados que ajudam a evitar o problema do free-rider. No entanto, essa solução para o problema do free-rider cria outro problema de informação assimétrica, porque os depositores não têm informações sobre a qualidade desses empréstimos privados. Esse problema de informação assimétrica leva a várias razões pelas quais o sistema financeiro pode não funcionar bem. Bank Panics e a necessidade de seguro de depósito Antes do FDIC começar a operar em 1934, uma falência bancária (na qual um banco é incapaz de cumprir suas obrigações de pagar seus depositantes e outros credores e assim deve sair do negócio) significava que os depositantes teriam que esperar para receber seus depósitos até o banco foi liquidado (até que seus ativos foram transformados em dinheiro); naquela época, eles receberiam apenas uma fração do valor de seus depósitos. Incapazes de saber se os gerentes do banco estavam assumindo riscos demais ou eram trapaceiros, os depositantes relutariam em colocar dinheiro no banco, tornando assim as instituições bancárias menos viáveis. Segundo, a falta de informação dos depositantes sobre a
Image of page 2
Image of page 3
  • Spring '14
  • Estados Unidos, Seguro, Contabilidade, Basileia, instituição financeira

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern