Apresentação Inovação.pdf

Apresentação Inovação.pdf - Instituto Federal do...

This preview shows page 1 - 8 out of 33 pages.

Instituto Federal do Maranhão Pró - Reitoria de Pesquisa, Pós - Graduação e Inovação Agência IFMA de Inovação Rafael Mendonça Almeida Antônio Francisco Menezes da Silva Filho Carolina Coimbra de Carvalho César Gabriel Fonseca Almeida
Image of page 1

Subscribe to view the full document.

INOVAÇÃO É A PALAVRA - CHAVE Classe S da Mercedes-Benz: 944 componentes protegidos por lei 174 patenteados recentemente Com a cobrança de licenças pelo uso de suas invenções, a montadora fatura cinco vezes mais do que investe em inovações Fonte:
Image of page 2
DEMANDA DO PAÍS A SER ATENDIDA Empresas Inovadoras Empresas que necessitam de serviços especializados para serem competitivas no mercado Micro e Pequenas Empresas com pouco ou nenhum acesso a serviços especializados e a instituições de ciência e tecnologia
Image of page 3

Subscribe to view the full document.

O QUE É O NIT? Núcleo de Inovação Tecnológica: responsável por gerir a política de inovação. Conforme estabelecido pelo Art. 16 da lei de inovação, a ICT deverá dispor de NIT, próprio ou em associação com outras ICT, com a finalidade de gerir sua política de inovação. A política de inovação do IFMA está consolidada pela Resolução nº 111/2017 aprovada pelo CONSUP. Esta mesma legislação cria a AGÊNCIA IFMA DE INOVAÇÃO órgão com atribuições inerentes ao NIT na estrutura do IFMA.
Image of page 4
QUAL O OBJETIVO DO NIT? O objetivo do NIT é dar apoio as ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da ciência e da tecnologia , especialmente aquelas referentes à propriedade (patente, marcas, desenho industrial, indicação geográfica), proteção ao direito de autor de programa de computador e sua comercialização e proteção de cultivares.
Image of page 5

Subscribe to view the full document.

LEI DA INOVAÇÃO nº 10.973/2004 Criação dos NITs COMPETÊNCIAS MÍNIMAS Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; Avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa para o atendimento das disposições desta Lei; Avaliar solicitação de inventor independente para adoção de invenção na forma do Art. 22; Opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição; Opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual; Acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição.
Image of page 6
A proteção da propriedade intelectual das ICTs é estimulada pela Lei de Inovação, como forma de incrementar a produção tecnológica nessas instituições, bem como permitir maior controle e retorno dos ativos intangíveis que podem ser negociados com empresas interessadas.
Image of page 7

Subscribe to view the full document.

Image of page 8
  • Fall '19
  • Contrato, Patente, Inovação, Invenção, Franquia

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern