7+DH+I+20812+Piaget+Est\u00e1gios+de+Desenvolvimento+COPIA+ALUNO (4).pdf - Desenvolvimento Humano I Piaget Est\u00e1gios Professora Zeila Susan Keli Silva

7+DH+I+20812+Piaget+Estágios+de+Desenvolvimento+COPIA+ALUNO (4).pdf

This preview shows page 1 - 8 out of 27 pages.

Professora Zeila Susan Keli Silva 2/2018 Desenvolvimento Humano I Piaget - Estágios
Image of page 1
Estágios de Desenvolvimento Sensório motor Pré-operatório Operatório-concreto Operatório-formal (0 a 2 anos) (2 a 7 anos) (7 a 11 anos) (11/12 anos adiante) De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas, derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de Estágios que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o mais importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.
Image of page 2
Estágio Sensório Motor 0 a 2 anos Os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre seu ambiente. Os subestágios do período sensório-motor fluem de um para o outro à medida que os esquemas de um bebê, seus padrões organizados de comportamento, tornam-se mais complexos. De seres que reagem basicamente por reflexos e comportamento randômico, os bebês transformam-se em crianças orientadas a metas (construção de esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio).
Image of page 3
Estágio Sensório Motor 0 a 2 anos A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. Exemplos: O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca. Melhoria da motricidade fina devido à prática - capacidade de segurar um objeto, o manipula, passa de uma mão para a outra e o larga deliberadamente. Por volta dos 20 meses, será capaz de transportar objetos na mão enquanto caminha.
Image of page 4
Estágio Sensório Motor 0 a 2 anos Grande parte do desenvolvimento cognitivo inicial ocorre através de reações circulares , em que um bebê aprende a reproduzir eventos agradáveis ou interessantes originalmente descobertos por acaso. O processo baseia-se no condicionamento operante. Inicialmente, uma atividade produz uma sensação tão agradável, que o bebê deseja repeti-la. A repetição então se retroalimenta, formando um ciclo contínuo em que causa e efeito ficam invertendo-se. O comportamento originalmente casual se consolidou em um novo esquema.
Image of page 5
Sub-estágios do Estágio Sensório Motor
Image of page 6
Desenvolvimento do Conhecimento sobre Objetos e Espaço Período Sensório Motor O conceito de objeto - a ideia de que os objetos possuem existência, características e localização no espaço próprias independentes - é fundamental para uma visão organizada da realidade física. O conceito de objeto é a base para a consciência das crianças de que elas mesmas existem separadamente dos objetos e das outras pessoas. Ele é essencial à compreensão de um mundo repleto de objetos e acontecimentos.
Image of page 7
Image of page 8

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 27 pages?

  • Fall '18
  • Luiz

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes