PRINCIPIOS_BASICOS_DE_ETICA.pdf - PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ÉTICA Henrique Breviglieri RESUMO O presente trabalho coloca em tela alguns dos diversos

PRINCIPIOS_BASICOS_DE_ETICA.pdf - PRINCÍPIOS BÁSICOS DE...

This preview shows page 1 - 2 out of 28 pages.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ÉTICA Henrique Breviglieri RESUMO: O presente trabalho coloca em tela alguns dos diversos sistemas teórico- filosóficos que tratam do tema “ética”. A ética é uma disciplina que aplica o método filosófico ao estudo dos diversos pressupostos e atitudes que que precedem o comportamento social dos indivíduos. A esse conjunto de valores, princípios, normas, proibições e permissões formados socialmente e internalizados pelo sujeito, que orientam sua conduta, é dado o nome de “moral” – objeto de estudo da ética, por excelência. Como principais objetivos desse trabalho estão: a elucidação dos conceitos de ética e moral, bem como suas respectivas distinções e apropriadas aplicações; o resumo das principais filosofias morais forjadas por grandes expoentes da história da filosofia; o apontamento das mudanças em relação às finalidades das filosofias morais descritas; a demonstração da importância dos grandes autores da filosofia e de seus constructos teóricos no concernente à influência que ressoa sob o comportamento dos indivíduos em suas vidas cotidianas e em suas tomadas de decisões perante as exigências de deliberação e ação. Como método para o alcance dos objetivos ressaltados fora utilizada uma revisão bibliográfica a respeito do tema, realizada pela leitura e interpretação de fontes primárias e secundárias, procurando sempre associar os diversos conceitos, juízos e raciocínios analisados. O empreendimento para a concretização desse trabalho deu-se pela vontade do autor de sistematizar as diversas doutrinas filosóficas que tiveram a ética como seu objeto de estudo, almejando, ao final, esclarecer os caminhos histórico-filosóficos que esse objeto trilhou até os tempos hodiernos. Após a sua conclusão, o autor conseguiu vislumbrar o alcance dessa nobre disciplina bem como a ampla variedade de suas concepções e juízos e sua influência sob o comportamento humano. A ação (prática) humana nunca é desprendida de uma deliberação (teoria) e somente com a compreensão desses julgamentos a respeito da melhor maneira de agir perante as diversas situações que se apresentam diante do indivíduo é possível compreender, de modo rigoroso, a sua conduta. Palavras-Chave: Filosofia; Ética; Moral; História. 1. Introdução Todos os indivíduos possuem princípios, valores e normas internalizadas que regem as suas ações frente a diversas situações. Chamamos de moral esse conjunto de atitudes internalizadas que subjaz o comportamento dos indivíduos. A ética é uma disciplina que aplica o método crítico e reflexivo, próprio da filosofia, ao estudo da moral. É importante ressaltar que a moral não é constante para todos os sujeitos e todas as culturas, as normas e valores estão em constante transformação no tempo e no espaço. Desse modo, aquilo que parece “correto” para uma sociedade, não é da mesma maneira para outra, e assim se procede
Image of page 1

Subscribe to view the full document.

Image of page 2
  • Fall '18
  • fisica joo

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes