PIBICartigo.docx - 25° Congresso de Iniciação...

This preview shows page 1 - 2 out of 11 pages.

25° Congresso de Iniciação Científica da UnB 16° de Iniciação Científica do DF Processamento de dados eletromagnetométricos aplicados à água subterrânea na Região Nordeste - Ceará Yuri Tenenblat Braga ([email protected] ), Mônica Giannoccaro Von Huelsen Oservatório Sismológico – UnB 1. RESUMO O trabalho realizado é constituído pelo processamento e interpretação do método Geofísico eletromagnético com o intuito de lcaracterizar aquíferos subterrâneos. Tais dados foram adquiridos por meio aéreo na região do nordeste no Brasil, onde a escassez da água é um verdadeiro desafio para a população da região. A partir da analise de três frequências diferentes, baixa, média e alta, podemos investigar profundidades diferentes, visto que a frequência é inversamente proporcional a profundidade. O produto final do trabalho consiste em mapas de condutividade da região. É importante ressaltar também a relevância geológica uma vez que a alocação e o acumulo de água muitas vezes está localizado em falhas e fraturas. Correlacionando as propriedades físicas da água e a gelogia local podemos nos aproximar cada vez mais a uma solução para a falta de água no nordeste brasileiro. 2. INTRODUÇÃO A quantidade de água presente no planeta Terra manteve-se nos últimos 3M.a., porém a atual escassez desse recurso é um dos maiores problemas para o ser humano, adversidade que, tornou-se evidente com o aumento da população e as respectivas consequências associadas. As pessoas procuram a solução em superfície, através do uso da água potável disponível em rios e lagos, entretanto a quantidade de água em subsuperfície terrestre apresenta-se em maior volume. Segundo Wetzel (2003), a abundância de água subterrânea é aproximadamente trinta vezes maior que a quantidade de água doce disponível em superfície. Devido ao aumento da procura por fontes potáveis de água e a eventual escassez dessa, nota-se que o recurso hídrico para o ser humano é essencial, tanto para sua sobrevivência quanto para seus afazeres diários. Segundo o site da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o brasileiro consome em média 152 litros de água por dia, isto é, 38% a mais do que o estipulado para vivência pela Organização das Nações Unidas (ONU), de forma a salientar o consumo abusivo por parte do cidadão brasileiro, do um recurso natural finito mais valioso. Dito isso, a região Nordeste, estudada no presente trabalho, é a região mais afetada pela seca no Brasil atingindo aproximadamente 300 mil pessoas por ano. Dessas, muitas fazem uso direto da agricultura como forma de alimentação e geração de fonte de renda familiar, o que resulta em carência ou má qualidade de produtos alimentícios devido a escolha de fontes de água indevidas.
Image of page 1
Image of page 2

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 11 pages?

  • Fall '19

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors