2mat15-b - 15 reas de polgonos S A UU AL A AL 15 eu...

Info iconThis preview shows pages 1–3. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
15 AULA S eu Raimundo é pedreiro. Assim, freqüente- mente ele se vê tendo que resolver verdadeiros quebra-cabeças na hora de encaixar os últimos pedaços de lajota no piso de uma sala torta. Também podem ser tacos ou azulejos. Agora mesmo ele está se perguntando: “De quantos tacos preciso para completar a parte que está faltando?” Como você poderia ajudá-lo? Está vendo por que dissemos que seu Raimundo enfrenta verdadeiros quebra-cabeças no seu ofício de pedreiro? Problemas desse tipo são comuns também em outras áreas profissionais, como na carpintaria, na costura, na agronomia e em muitas outras áreas. Se você cursou o Telecurso 2000 - 1 grau talvez ainda se lembre daquele problema de comparação dos terrenos do sr. Y e do sr. Z (aula 15). Lá, a resposta à pergunta sobre qual dos terrenos é maior também veio quando encaramos o problema como um quebra-cabeças: exatamente como o do seu Raimundo. Os terrenos têm esta forma: Você sabe avaliar qual das áreas é a maior? A sugestão é esta: Pense no terreno do Sr. Z como um quebra-cabeça de papel. Onde devemos cortar para que as peças se reagrupem formando um outro retângulo? (A área do retângulo é mais fácil de ser calculada!) Introduçªo `reas de polígonos Terreno do sr.Y Terreno do sr.Z
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
`rea de polígonos A grande maioria dos problemas práticos em que podemos aplicar nossos conhecimentos geométricos fala de figuras tais como retângulos, quadrados, triângulos, hexágonos e outros polígonos. Polígonos são figuras formadas por segmentos de reta (seus lados ) dispos- tos numa linha poligonal fechada. Aqui estão alguns exemplos de polígonos: Há também octógonos (8 lados), decágonos (10 lados), dodecágonos (12 lados) etc. Você não precisa decorar estes nomes agora. A prática talvez o conduza a usá-los, talvez não. Os nomes não são tão importantes quanto os fatos geométricos que estão por trás de nossas situações cotidianas. Nesta aula, o que estamos fazendo é resolver quebra-cabeças: há muito o que aprender com eles, além de ser divertido estudar este assunto desta maneira! É claro que os polígonos acima são apenas cinco exemplos de polígonos entre a infinidade de formas de triângulos, quadriláteros etc, que existem. Mas já podemos perceber que todo polígono ocupa uma certa quantidade de super- fície, uma certa área . Na vida prática, conhecer essa área pode me ajudar a calcular o que preciso - seja o tamanho do meu terreno, ou a quantidade de tacos para ocupar um espaço de piso, seja a quantidade de tecido para um vestido, seja o gasto de papel para imprimir um folheto, ou muitas outras coisas. Nossa aula B AC Triângulo ABC (tri=3; 3 lados) lados: AB,BC, AC B AD C Quadrilátero ABCD (quadri=4; 4 lados) lados: AB,BC, AC, AD NO RQ MP 150º 105º TZ UV X Pentágono TUVXZ (penta=5; 5 lados) lados:TU, UV, VX, XZ, ZT K L M I J Pentágono IJKLM lados: IJ, JK, KL, LM, MN Os incas da América do Sul foram habilidosos construtores em pedra.Observe como são variados os polígonos empregados em suas construções.
Background image of page 2
Image of page 3
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

This note was uploaded on 04/16/2010 for the course MAT D22 taught by Professor Ramirez during the Spring '10 term at Universidad del Cauca.

Page1 / 11

2mat15-b - 15 reas de polgonos S A UU AL A AL 15 eu...

This preview shows document pages 1 - 3. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online