fec - Diagrama Fe-C 1 DIAGRAMA Fe-C DIAGRAMA Fe-Fe3C...

Info iconThis preview shows pages 1–5. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Diagrama Fe-C Marcelo F. Moreira 1 DIAGRAMA Fe-C DIAGRAMA Fe-Fe 3 C ALOTROPIA DO FERRO PURO Na temperatura ambiente, o ferro puro apresenta estrutura cristalina cúbica de corpo centrado (CCC), denominada ferrita alfa ( α ). A estrutura CCC do ferro (ferrita α ) é estável até 912°C. Nesta temperatura a estrutura CCC sofre uma transformação alotrópica para a estrutura cúbica de faces centradas (CFC), denominada ferro gama ( γ ) ou austenita. A austenita (CFC) é estável entre 912 e 1394° C. Na temperatura de 1394°C ocorre uma nova transformação alotrópica na qual a estrutura CFC da austenita transforma-se novamente em CCC, denominada de ferrita delta ( δ ). A ferrita delta ( δ ) CCC é estável até a temperatura de 1538°C, que é a temperatura de fusão do Fe puro. Acima de 1538°C a estrutura cristalina CCC da ferrita δ torna-se amorfa, sem ordenação cristalina, caracterizando o estado líquido. O ferro líquido (L) é estável até a temperatura de 2880°C, temperatura na qual este passa para fase vapor. DIAGRAMAS Fe-C e Fe-Fe 3 C Existem dois tipos de diagramas Fe-C, o diagrama Fe-C estável, que mostra o equilíbrio entre o Fe e a grafita, e o diagrama Fe-Fe 3 C, metaestável, que apresenta o equilíbrio entre o ferro e a cementita (Fe 3 C). Em virtude das velocidades de resfriamento vigentes no processamento dos aços serem elevadas em relação as condições de equilíbrio, o diagrama empregado com ferramenta para o estudo de aços ao carbono e ferros fundidos brancos é o diagrama Fe - Fe 3 C. A figura 1 apresenta os diagramas Fe-C estável (equilíbrio Ferro - Grafita) e o diagrama metaestável Fe-Fe 3 C (equilíbrio Ferro - Cementita) sobrepostos.
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
Diagrama Fe-C Marcelo F. Moreira 2 Figura 1- Sobreposição dos diagramas diagrama Fe-C e Fe-Fe 3 C
Background image of page 2
Diagrama Fe-C Marcelo F. Moreira 3
Background image of page 3

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
Diagrama Fe-C Marcelo F. Moreira 4 Considerações sobre o diagrama Fe-Fe 3 C Os aços para construção mecânica não são ligas binárias Fe-C. Estes aços apresentam quantidades residuais de P, S, Mn e Si, decorrentes do processo de elaboração. Entretanto o diagrama Fe-Fe 3 C é extensivamente empregado em estudos
Background image of page 4
Image of page 5
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

This note was uploaded on 11/04/2010 for the course AAS 12333 taught by Professor Asdads during the Spring '10 term at Aberystwyth University.

Page1 / 10

fec - Diagrama Fe-C 1 DIAGRAMA Fe-C DIAGRAMA Fe-Fe3C...

This preview shows document pages 1 - 5. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online