artigo1 - Ministrio da Cincia e Tecnologia - MCT Coordenao...

Info iconThis preview shows pages 1–4. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação - CPAA Serviço de Desenvolvimento Sustentável - SEDS PRODUÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DE MATERIAIS: GESTÃO AMBIENTAL E ANÁLISE DO CICLO DA VIDA Heloisa Vasconcellos de Medina Rio de Janeiro Agosto / 2006 CT2006-049-00 Comunicação Técnica elabora para o 61º Congresso Anual da ABM – 24 a 27 de julho 2006 - Rio de Janeiro - RJ.
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
Background image of page 2
1781 PRODUÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DE MATERIAIS: GESTÃO AMBIENTAL E ANÁLISE DO CICLO DE VIDA 1 Heloisa V. de Medina 2 Resumo O objetivo desse artigo é repensar o ciclo de vida dos materiais de forma sustentável não apenas à jusante onde os impactos ambientais são mais visíveis como nas fases de produção, consumo e descarte final de peças e produtos em fim de vida, mas também na origem desses problemas à montante, ou seja: na extração de mineral e na produção de matérias-prima. Discutem-se alternativas de gestão sustentável de produção e uso dos materiais e ilustrando com exemplos de materiais projetados para reduzir diversos impactos ambientais. São os chamados: “eco-materiais” que vêm reduzindo o consumo energético e de recursos naturais não renováveis, evitando o aumento da poluição do ar, águas e solos, reduzindo o nível das emissões de gazes e da geração de rejeitos industriais, resíduos sólidos e efluentes líquidos, decorrentes da produção e do uso de materiais, notadamente os de origem mineral. Este é um trabalho de natureza interdisciplinar que transita entre a ecologia industrial, a gestão ambiental e as áreas de engenharia de produção, metalúrgica e de materiais. Aos sistemas de gestão ambiental da produção de materiais (SGAM) e a análise do ciclo de vida (ACV) são os métodos mais utilizados para tratar a problemática ambiental da produção industrial. Neste trabalho exploram-se os limites desses instrumentos através de estudos de caso e da análise da bibliografia disponível sobre o tema. Palavras-chave: Materiais; Sustentabilidade; Análise do ciclo de vida TOWARDS A SUSTAINABLE MATERIALS PRODUCTION AND CONSUMPTION : ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND LIFE CYCLE ANALYSIS Abstract This article aims to rethink the Life Cycle of Materials in a sustainable way taking into account not only the consumption and the final disposal phases of industrial products but also the origin of theses impacts that are supposed to start at the mineral extraction and raw materials production. It discusses sustainable management alternatives for materials production and consumption illustrated by some examples of eco-materials, and based on a study case on eco-design and materials recycling conducted by the author as part of a pos doctorate project. Key words:
Background image of page 3

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
Image of page 4
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

This note was uploaded on 11/16/2010 for the course EM 23141 taught by Professor Faga during the Spring '09 term at Universidad Europea de Madrid.

Page1 / 16

artigo1 - Ministrio da Cincia e Tecnologia - MCT Coordenao...

This preview shows document pages 1 - 4. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online