Aula11_Capac_Processo_TH

Aula11_Capac_Processo_TH - Departamento de Economia, Gesto...

Info iconThis preview shows pages 1–5. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial Gestão da Qualidade Ano Lectivo 2010/2011 Capacidade do Processo Introdução ao Controlo Estatístico de Processos Capacidade do Processo e Introdução ao SPC Sumário Pensamento Estatístico e Aplicações (conclusão) Capacidade do Processo. Testes de hipóteses. Introdução ao Controlo Estatístico de Processos (SPC). • Guimarães, R. C. e Cabral, J. S., 2007, Estatística, McGraw-Hill, Lisboa. Referências Bibliográficas
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
Capacidade do Processo e Introdução ao SPC Técnicas de Amostragem Aleatória simples Estratificada Sistemática Por grupos Nesta fase considera-se apenas a amostragem aleatória simples. No entanto, algumas das técnicas que serão abordadas poderão ser utilizadas também para outro tipo de amostragem. Amostragem Aleatória. Distribuições Amostrais Capacidade do Processo e Introdução ao SPC Distribuições por amostragem São distribuições das estatísticas amostrais Nesta fase apenas se abordará a distribuição do valor esperado O valor esperado da média amostral é igual ao valor esperado da variável original. A variância da média amostral é igual à variância da variável original dividida pela dimensão da amostra ( N ), no caso de amostragem aleatória simples. No caso de amostragem com reposição, esse valor é ainda multiplicado pelo valor da expressão (M-N)/(M-1).
Background image of page 2
Capacidade do Processo e Introdução ao SPC Teorema do Limite Central Se se retirarem amostras de dimensão N de uma população qualquer, com média μ e variância σ 2 , por um processo de amostragem simples, a distribuição de probabilidade da média amostral, aproxima-se de uma distribuição normal com média μ e variância σ 2 /N , à medida que N aumenta. Capacidade do Processo e Introdução ao SPC Intervalos de confiança São intervalos que, com um grau de confiança de (1- α ).100%, incluem o parâmetro a estimar. Para especificar um intervalo de confiança é necessário conhecer: - um estimador do parâmetro em causa - a sua distribuição - uma estimativa pontual do parâmetro em causa (a média amostral é o estimador para a média da população e a variância amostral, o estimador para a variância da população).
Background image of page 3

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
Capacidade do Processo e Introdução ao SPC Intervalos de confian ça No âmbito desta disciplina apenas se vão considerar intervalos de confiança para: - o valor esperado (amostra de grande dimensão, população qualquer ) - o valor esperado (amostra de pequena dimensão, população normal ) - a proporção binomial (amostras de grande dimensão ) - variância de uma população normal. Capacidade do Processo e Introdução ao SPC
Background image of page 4
Image of page 5
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

This note was uploaded on 05/19/2011 for the course BUSINESS 101 taught by Professor Sundal during the Spring '10 term at Aarhus Universitet.

Page1 / 18

Aula11_Capac_Processo_TH - Departamento de Economia, Gesto...

This preview shows document pages 1 - 5. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online