comérci exterior exerc afrfb aula 0

comérci exterior exerc afrfb aula 0 - CURSO ON-LINE...

Info iconThis preview shows pages 1–3. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
CURSO ON-LINE – COMÉRCIO EXTERIOR EM EXERCÍCIOS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: RICARDO VALE 1 www.pontodosconcursos.com.br AULA 00 – INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO Olá, amigos concurseiros! Como vão os estudos? Espero que estejam cada vez mais motivados a alcançar seus objetivos! É com grande satisfação que inicio aqui o meu primeiro curso on-line no site do Ponto dos Concursos. Ter sido selecionado para integrar essa equipe de professores renomados como Vicente Paulo, Marcelo Alexandrino, Rodrigo Luz e outros é verdadeiramente uma grande satisfação, eu diria que um sonho realizado. Meu nome é Ricardo Vale e atualmente exerço o cargo de Analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Vou aqui falar um pouco mais sobre a minha história para que você já possa me conhecer melhor antes de iniciarmos efetivamente as aulas do nosso curso de Comércio Internacional em exercícios. Bom, no que diz respeito a concursos públicos, posso dizer que comecei bem cedo. No ano de 2001, fui aprovado na EsPCEx, onde concluí em 1 o lugar o curso preparatório de cadetes do Exército. No ano de 2002, ingressei na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde concluí em 2 o lugar minha formação em Ciências Militares. Até o ano passado eu era 1º Tenente do Exército e assim como você, estava na busca incessante pela aprovação em um novo concurso público, o que felizmente não demorou muito a vir. No final de 2006, eu comecei a estudar para a Receita Federal do Brasil e esse era o meu único foco. Não tentava nenhum outro concurso, aguardando insistentemente por este. No entanto, quando saiu o edital para o concurso de Analista de Comércio Exterior, vi que aquela era uma excelente oportunidade. Grande parte do edital já estava na minha cabeça e, afinal de contas, o concurso da Receita não vinha nunca! Eu estaria ainda na área que mais me interessa, diretamente voltado para o Comércio Exterior e Relações Internacionais.
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
CURSO ON-LINE – COMÉRCIO EXTERIOR EM EXERCÍCIOS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: RICARDO VALE 2 www.pontodosconcursos.com.br Veio a prova e logrei ser aprovado em 3º lugar. Hoje, já em Brasília e trabalhando no MDIC, acredito ter finalmente encontrado o meu lugar. O cargo de Analista de Comércio Exterior é verdadeiramente estimulante e tem excelentes oportunidades para oferecer. Aqueles que já têm um conhecimento maior do Comércio Internacional devem saber que na estrutura do MDIC existe a SECEX (Secretaria de Comércio Exterior), dentro da qual há outros departamentos, mais especificamente quatro: DECEX (Departamento de Operações de Comércio Exterior), DECOM (Departamento de Defesa Comercial), DEINT (Departamento de Negociações Internacionais) e DEPLA (Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior). Cada um deles tem funções bem distintas e dinâmicas, permitindo ao ACE trabalhar naquela que melhor se coaduna com o seu
Background image of page 2
Image of page 3
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

This note was uploaded on 08/13/2011 for the course ECON 101 taught by Professor Milton during the Spring '11 term at UChicago.

Page1 / 59

comérci exterior exerc afrfb aula 0 - CURSO ON-LINE...

This preview shows document pages 1 - 3. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online