comérci exterior exerc afrfb aula 11

comérci exterior exerc afrfb aula 11 -...

Info iconThis preview shows pages 1–3. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
CURSO ON-LINE – COMÉRCIO EXTERIOR EM EXERCÍCIOS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: RICARDO VALE 1 www.pontodosconcursos.com.br AULA 11: TEORIAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL E POLÍTICAS COMERCIAIS Olá pessoal, como vão os estudos? Na aula de hoje veremos um assunto que sempre foi muito cobrado nas provas da RFB, mas desde 2002 deixou de aparecer nos editais. É um assunto eminentemente teórico, muito ligado à Economia, particularmente à Economia Internacional. Para a prova da RFB, acredito que o que comentarmos na aula de hoje será suficiente. No entanto, àqueles que desejarem se aprofundar no assunto no futuro, fica desde já a dica de um livro sensacional: Economia Internacional, de autoria de Paul Krugman e Maurice Obstfeld. QUESTÕES COMENTADAS 1-(AFTN-98) – Indique a opção que não está relacionada com a prática do mercantilismo: a)O princípio segundo o qual o Estado deve incrementar o bem-estar nacional. b) O conjunto de concepções que incluía o protecionismo, a atuação ativa do Estado e a busca de acumulação de metais preciosos, que foram aplicadas em toda a Europa homogeneamente no século XVII. c) O comércio exterior deve ser estimulado, pois um saldo positivo na balança fornece um estoque de metais preciosos. d) A riqueza da economia depende do aumento da população e do volume de metais preciosos do país. e) Uma forte autoridade central é essencial para a expansão dos mercados e a proteção dos interesses comerciais. O mercantilismo pode ser entendido como o conjunto de práticas econômicas desenvolvidas na Europa durante a Idade Moderna (séculos XV a XVIII), que tinha como principal objetivo o acúmulo de metais preciosos em seu território. Nesse mister, o Estado adquiria um papel preponderante no desenvolvimento econômico nacional através da utilização de práticas eminentemente intervencionistas.
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
CURSO ON-LINE – COMÉRCIO EXTERIOR EM EXERCÍCIOS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: RICARDO VALE 2 www.pontodosconcursos.com.br Os teóricos mercantilistas pregavam o desenvolvimento econômico por meio do enriquecimento das nações através do comércio exterior . Quanto mais um país exportasse e menos importasse, mais riqueza teria no seu território. Para isso, os Estados adotavam práticas de protecionismo alfandegário - com a imposição de barreiras tarifárias ao comércio exterior - e medidas de apoio à exportação. John Locke, grande filósofo inglês, apoiava os dogmas mercantilistas e seu pensamento econômico desenvolveu-se no sentido de que o saldo comercial adverso conduziria à ruína de uma nação. Segundo o pensamento de Locke, quanto mais ouro e prata um país tivesse em seu território, mais caros, ou mais valorizados, seus produtos seriam em comparação com os produtos dos países vizinhos. Assim, as exportações desse país teriam valor alto e cada vez mais ouro e prata entrariam no seu território. Era assim que pensavam os mercantilistas! Vejamos cada uma das assertivas: a)CERTO. O bem estar nacional será obtido, de acordo com os teóricos
Background image of page 2
Image of page 3
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

This note was uploaded on 08/13/2011 for the course ECON 101 taught by Professor Milton during the Spring '11 term at UChicago.

Page1 / 57

comérci exterior exerc afrfb aula 11 -...

This preview shows document pages 1 - 3. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online