Questao 03 v01 - letra a

Questao 03 v01 - letra a - 3- A Economia Poltica clssica se...

Info iconThis preview shows pages 1–3. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
3- A Economia Política clássica se caracteriza por sua defesa da teoria do valor trabalho, e a relação desta com a acumulação de capital, permeada pela distribuição do valor produzido. Apesar disso, a tríade teoria do valor trabalho – distribuição – acumulação de capital não é tratada de forma equivalente pelos autores que compõem a escola de pensamento. Levando isso em consideração: a) compare criticamente as teorias de Smith e Ricardo; b) apresente os debates internos ao pensamento clássico sobre questões cruciais como a lei de Say e suas implicações. A Economia politica Clássica parte da necessidade de pensar a produção da riqueza mas vai avançar justamente naquilo que era frouxo na fisiocracia que é a teoria do valor, tentar entender como se dá a produção dessa riqueza na economia capitalista. O que é Riqueza? O que faz uma economia ser melhor que outra ao longo do tempo? E serem iguais? É pq o ser humano esta propensao natural a trocar os bens que produz que temos a divisão do trabalho e ela eh boa pq pode pensar no aumento de produtividade em cada setor. O ser humano exercendo a sua propensão natural a troca leva ao aumento da divisão do trabalho, que promove a especialização, que traz consigo aumento da produtividade que do ponto de vista da sociedade geral significa aumento da produção de riqueza. O trabalho para o Smith esta na produção, no processo produtivo (não somente na Agricultura, como afirma os fisiocratas). O trabalho produtivo para o Smith é todo aquele que consegue aumentar a riqueza das nações. O que determina o trabalho produtivo e improdutivo é o critério social e não material (como para os fisiocratas). O bom é aumentar a divisão do trabalho. Precisamos ir mais a fundo sobre os determinantes dessa divisão. Ela decorre da propensão a troca mais sabemos que a prop eh social e ela pode se exercitar mais ou menos de acordo com os determinantes sociais. No capitalismo ela eh incentivado. Como a economia cresce? Acumulacao de capital nasce com os clássicos. Como a parti de um processo produtivo anterior as coisas se conformam de uma maneira tal que no próximo processo produtivo o capital se acumule e a economia cresca. Divisão do trabalho depende de duas coisas: condicionantes: Extensão do mercado – locus de compra e venda de coisas para facilitar a troca e a especializacao da mao de obra. Qto maior, mais possibilidades de troca e menos tendência de diversificação. Qto mais a logica social for trocar, comprar e vender coisas mais o meu estado de propensão a troca estará livre para atuar. A maior acumulação de capital, daquilo que é produzido, intermediado pela distribuição e apropriado como forma de novo capital. Qto maior a acumulação, mais a divisão do trabalho e por tanto
Background image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full DocumentRight Arrow Icon
+dit,+espec do trab,+prosutiv,+cresce a eco,+riqu. Qto +riq,+ possibilidades de acumular o capital, se vai ou não depende da distribuição. Que vai ajudar na +dit. .. caindo em um circulo virtuoso. = aumento da produção do excedente.
Background image of page 2
Image of page 3
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

This note was uploaded on 08/13/2011 for the course ECON 101 taught by Professor Milton during the Spring '11 term at UChicago.

Page1 / 10

Questao 03 v01 - letra a - 3- A Economia Poltica clssica se...

This preview shows document pages 1 - 3. Sign up to view the full document.

View Full Document Right Arrow Icon
Ask a homework question - tutors are online