Caderno de Finanças Corporativas I - Caderno de Finanas...

Info icon This preview shows pages 1–4. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
1 Caderno de Finanças Corporativas I Prova Parcial Professor Arthur Ridolfo Neto MARIA MORAIS RIBEIRO – AE1 São Paulo 2013
Image of page 1

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
2 Aula 1 (20/02/2013) Introdução Finanças fornece aos gestores conhecimentos que eles necessitam para identificar e selecionar estratégias corporativas e projetos individuais que adicionem valor para suas empresas. Projeta as necessidades de recursos da companhia e estabelece estratégias para obter tais recursos. Finanças é um instrumento para identificar se as coisas agregam valor ou não. A função da empresa é gerar valor , é para isso que ela existe, para ganhar dinheiro. Finanças está relacionado ao ganhar dinheiro da empresa, uma vez que a empresa e em especial, a área financeira busca dinheiro o tempo todo. Esse dinheiro pode vir de Recursos Próprios, isto é, do dinheiro no caixa, que é de fato dos proprietários. Tal dinheiro é formalmente da empresa mas efetivamente dos acionistas. A área financeira deve buscar os investimentos e explica-los, explicar os objetivos. O dinheiro da empresa é a rigor do dinheiro do acionista, a empresa começa com o dinheiro de um indivíduo ou outra empresa. Objetivo da empresa Administração Financeira Objetivo: Maximização da riqueza Determinantes do preço da ação Ambiente Executivo Instrumentos financeiros, mercados e instituições A empresa possui ativos para gerar riqueza. Qual é a diferença entre riqueza, lucro e retorno? A empresa precisa entregar dividendos periodicamente, para isso, precisa ter lucro. Mas o valor da empresa também pode ser medido pelo preço de venda. Se o preço de venda for maior que o dinheiro colocado para a estruturação da empresa, houve riqueza gerada. A valuation avalia a empresa em função dos ganhos futuros potenciais. O valor de uma empresa vem também da capacidade de gerar caixa, que é função de elementos tangíveis e intangíveis. A empresa existe em função dos resultados que irá entregar. Esses resultados dizem respeito tanto ao proprietário quanto à perspectiva de potencial futuro (valorização da empresa). Uma empresa é avaliada diariamente na bolsa, e conforme é avaliada, muda a expectativa dos investidores e o preço da ação. Maximizar Riqueza Muitas vezes os gestores são pressionados pela necessidade de apresentarem lucros e portanto, tomam decisões visando aumenta-lo. Deve-se atentar para não focar exclusivamente no curto prazo, pois decisões como demissão de funcionários e subcontratação podem aumentar o lucro no curto prazo,
Image of page 2
3 mas não gerar riqueza no longo prazo. A empresa deve sim pensar no lucro atual, mas não exclusivamente neste. As empresas abertas têm pressão por resultado. Cuidado, pois isso pode comprometer o futuro da empresa. As vezes as empresas abertas não possuem liberdade para investir com calma no longo prazo por causa da preocupação com o lucro.
Image of page 3

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Image of page 4
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern