Engenharia Industrial -Layout

Engenharia Industrial -Layout - VI SEPROSUL Semana de...

Info icon This preview shows pages 1–2. Sign up to view the full content.

VI SEPROSUL – Semana de Engenharia de Produção Sul-Americana Novembro de 2006, UFSC, Florianópolis, SC Metodologia para elaboração de propostas de layout Cláudia Cristina Joaquim (DEPS/UFSC) Jailon Rogério Giacomelli (DEPS/UFSC) Mirna de Borba, MSc Eng. (DEPS/UFSC) Resumo A partir da necessidade de mudança de layout no ambiente de trabalho do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi sugerida uma pesquisa a dois membros do grupo para que esses elaborassem algumas propostas focando a melhoria da ocupação do espaço (entre outros problemas existentes) e proporcionando, conseqüentemente, um melhor ambiente de trabalho. A idéia foi bem vinda e recebeu maior abrangência, sendo que os membros deveriam agora elaborar propostas de layout e, em paralelo, desenvolver e redigir uma metodologia conveniente para tal. Em uma primeira etapa os membros realizaram aulas particulares com a orientadora, professora Mirna de Borba, a qual ministra a disciplina Projeto de Fábrica para os cursos de Engenharia de Produção na UFSC. Essa primeira parte foi de extrema importância, pois trouxe grande embasamento teórico o qual facilitou consideravelmente as etapas seguintes. Em seguida, através de um roteiro previamente discutido e definido junto à orientadora da pesquisa, os membros seguiram uma série de passos, relatando-os e explicando-os da maneira mais clara possível para que essa metodologia utilizada possa servir de suporte em futuras mudanças de arranjo físico tanto na área administrativa quanto no chão de fábrica. Palavras chave: Metodologia, Elaboração de layout, Arranjo físico. 1 Introdução Segundo Muther (1978), o arranjo das áreas de trabalho surgiu com o comércio e o artesanato, a partir da execução de processos produtivos e sua crescente necessidade diante de uma população que passava a exigir do mercado mais rapidez, melhor qualidade e baixo custo. A partir do século XIX, engenheiros industriais como Taylor, Gilbreth e Gantt criaram uma série de técnicas de visualização de processos que puderam ser usados mais tarde como base para a elaboração de um melhor arranjo físico. A crescente industrialização impulsiona o planejamento, o surgimento e a melhoria contínua de uma vasta gama de processos produtivos nas mais diversas áreas. Assim, passa-se a dar maior atenção ao espaço ocupado pelas organizações para que, com a expansão dos processos, o mesmo possa ser utilizado da melhor maneira possível, diminuindo custos e otimizando a produção. Essa otimização ocorre com o melhor aproveitamento das áreas, tanto no setor produtivo, quanto na parte administrativa da empresa. Nota-se então clara a importância de uma boa ocupação tanto na área destinada à parte gerencial quando ao “chão de fábrica”.
Image of page 1

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 2
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Winter '08
  • EdsonPaladini
  • Sc, Florianópolis, Rogério Giacomelli, PET Engenharia, Cláudia Cristina Joaquim

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern