Engenharia Industrial - Avaliação de Desempenho

Engenharia Industrial - Avaliação de Desempenho

Info icon This preview shows pages 1–2. Sign up to view the full content.

A Avaliação de Desempenho, Instrumentos de Intervenção e a Seção Counseling Jailon Rogério Giacomelli (UFSC) [email protected] Leonardo Ensslin, PhD. (UFSC) [email protected] Resumo: Inicialmente foram repassados, em aulas teóricas, conceitos de Avaliação de Desempenho, os princípios e suas utilidades. Em seguida apresentou-se os instrumentos de intervenção: Feedback, Coaching e Counseling, seus conceitos, aplicações e contribuições para o processo de Avaliação de Desempenho. Por fim, focou-se o Counseling, instrumento de intervenção mais complexo, o qual exige um maior conhecimento do supervisor e demanda mais recursos para sua aplicação. Tendo em vista a importância do Counseling dentro da Avaliação de Desempenho, foi elaborado um estudo de caso fictício, apresentando os conceitos vistos de forma a facilitar o entendimento desse instrumento. Palavras-chave: Avaliação, Performance, Intervenção. 1. Introdução A Avaliação de Desempenho de Pessoas constitui-se no processo utilizado para comunicar o que se deseja e acompanhar a performance do empregado. Dessa forma, esse processo faz surgir o entendimento da situação, mostrando os problemas e as razões pelas quais as pessoas não atuam da maneira como deveriam, isso facilita as próximas decisões. Ou seja, é o ponto de partida para o processo de melhoria da performance dos colaboradores de uma organização. São apresentados os conceitos de Avaliação de Desempenho e como essa teoria auxilia no entendimento da situação e na busca pelas causas da discrepância. Com o crescimento industrial, principalmente a partir da década de 70, as empresas passaram a nortear seus esforços para novos tipos de oportunidades de investimento a fim de se manterem competitivas. Passou-se de uma época em que as prioridades eram alta produtividade e qualidade (dando valor à infra-estrutura civil e ao maquinário com elevado valor de mercado) para uma nova característica das empresas que focam o talento e conhecimento interno. Com isso, surge a necessidade da gestão de talentos, a qual é facilitada pela utilização dos instrumentos de intervenção: Feedback, Coaching e Counseling. Esses três instrumentos são apresentados, bem como suas características e metodologias de utilização. Dentre os três instrumentos de intervenção apresentados, o Counseling é aquele que proporciona um maior entendimento da situação, por conseqüência, demanda mais tempo e recursos a serem utilizados pelo supervisor. Todas as etapas do Counseling serão apresentadas, procurando fornecer ao leitor um entendimento da aplicação e da metodologia desse instrumento. A fim de facilitar a compreensão do Counseling, é apresentado um estudo de caso fictício que mostra a utilização dos conceitos revisados.
Image of page 1

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 2
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Winter '08
  • EdsonPaladini
  • supervisor, Jailon Rogério Giacomelli, Leonardo Ensslin

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern