Uma alternativa mais inteligente seria aplicar em

  • No School
  • AA 1
  • fracebo
  • 31

This preview shows page 13 - 16 out of 31 pages.

Uma alternativa mais inteligente seria aplicar em títulos públicos federais, que são títulos da dívida do governo e pagam uma taxa de juros de aproximadamente 11% ao ano. Esses títulos são considerados livres de risco porque em tese o governo pode sempre imprimir dinheiro e dificilmente irá à falência. Porém, investir em títulos públicos não é tão simples e, apesar de ser classificado como renda fixa, também envolve o risco de perder dinheiro com suas oscilações de preços se você não souber o que está fazendo. O custo de oportunidade de investir em poupança é grande já que aplicando em títulos públicos teríamos um retorno bem superior! Por outro lado o mercado de ações abre a possibilidade de investir em empresas com negócios sólidos e duradouros que poderão ter um crescimento do lucro superior a 10%, 20% ou 100% ao ano, por exemplo. É por isso que o retorno do investimento em ações tende a ser muito superior à poupança e à renda fixa (títulos públicos) em um período mais longo de tempo. Um investidor inteligente tem consciência do custo de oportunidade de seu dinheiro e compara as possibilidades de investimento.
Image of page 13
Manual do Investidor Inteligente © Investidor Inteligente - investidor - inteligente.com 13 Comece a Investir o Quanto Antes Quanto maior for o montante inicial maior será o rendimento total. Pense que apenas R$10 mil investidos hoje a uma taxa de juros de 20% ao ano resultaria em R$2,3 milhões daqui 30 anos! É por essa razão que dizem que Warren Buffett continuava dirigindo um velho Fusca muito tempo depois de se tornar milionário. Nunca Perca Dinheiro. Nunca esqueça esta regra! O investidor inteligente sabe que quanto antes ele plantar, antes ele irá colher os frutos. Iniciar sua vocação para investir o quanto antes significa usar da magia dos rendimentos financeiros compostos a seu favor. O momento certo para tomar riscos é quando se é agora, enquanto ainda há tempo pela frente para lucrar com decisões sensatas. “Fiz meu primeiro investimento aos 11 anos. Eu vinha desperdiçando a minha vida até então” – Warren Buffett. PARTE 2 I O QUE É A BOLSA DE VALORES Um negócio maravilhoso Você já notou que todas as grandes fortunas familiares foram construídas com base um único negócio excepcional?
Image of page 14
Manual do Investidor Inteligente © Investidor Inteligente – investidor - inteligente.com 14 Bill Gates com computadores; Rotschild com o petróleo; Wrigley com as gomas de mascar; Walton no varejo com Walmart, Jorge Paulo Leman com as Lojas Americanas e Ambev. A lista é grande. A boa notícia é que, por mais que você não seja um gênio como Steve Jobs para criar a próxima geração de smartphones , o mercado de ações permite que você se torne sócio desses negócios fantásticos . Quando compramos ações, estamos adquirindo uma participação societária daquela empresa.
Image of page 15
Image of page 16

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 31 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Lucro, Preço, Investimento, Fundo de investimento

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture