Aceleração velocidade máxima 5 corrida de

This preview shows page 20 - 22 out of 65 pages.

Aceleração Velocidade Máxima 5. Corrida de Velocidade com partida de blocos Descrição: O aluno realiza uma corrida de velocida- de, com partida de blocos; A actividade realiza-se em competição directa ou por registo de tempo. Observações: - No nível Avançado, os exercícios aumentam a incidência condicional. Objectivo: Correr o mais rápido possível Critérios de êxito: De forma a interligar as várias fases da corrida (partida, aceleração e velocida- de máxima), de acordo com o modelo técnico apresentado. Velocidade máxima
Image of page 20
CORRER CORRER 40 41 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO CORRIDAS DE ESTAFETAS Referências Programáticas: Nível Introdução: Efectua uma corrida de estafetas de 4x50m, recebendo o teste- munho, na zona de transmissão, com controlo visual e em movi- mento, entregando-o em segurança e sem acentuada desacele- ração. Nível Elementar: Efectua uma corrida de estafetas de 4 x 60 m, recebendo o teste- munho em movimento, na zona de transmissão e entregando-o, após sinal sonoro, com segurança e sem acentuada desacelera- ção. Nível Avançado: Em corrida de estafetas (4 x 60 m, 4 x 80 m, 4 x 100 m), entrega o testemunho, sem desaceleração nítida na zona de transmissão, utilizando a técnica descendente e/ou ascendente, e recebe-o em aceleração sem controlo visual. REGULAMENTO ESPECÍFICO: Uma equipa é constituída por 4 elementos; O testemunho tem de percorrer todo o percurso da prova, e consiste num tubo liso, de secção circular, feito de madeira, metal ou outro material rígido, com um comprimento entre 28 e 30 cm, não devendo pesar menos de 50 gramas; Sempre que o testemunho caia, tem de ser apanhado pelo último atleta que o transportava, podendo este abandonar a sua pista, se desta forma não prejudicar ninguém; Para as restantes situações, os atletas devem manter-se nos seus corredores durante a corrida e até que todas as transmissões se efectuem, de modo a não prejudicarem os outros participantes; Em todas as corridas de estafetas, o testemunho tem de ser transmitido dentro de uma zona de transmissão de 20 m de comprimento; Nas corridas de estafetas até aos 4x100 metros (inclusivé), é permitido que os concorrentes, com a excepção do primei- ro, utilizem uma zona de aceleração (facultativa) até um máximo de 10m. Corrida de Estafeta 4x50 metros, com transmissão com controlo visual na zona de transmissão Transmissão com controlo Visual Na entrega e receção do Testemunho: (Fig. 1) Receber o testemunho em corrida Polegar da mão recetora, voltado para cima; Entregar o testemunho na vertical. Nível introdução Determinantes técnicas Entrega do testemunho em corrida e com controlo visual. Colocação do receptor, com controlo visual sobre o transmissor. O receptor inicia a sua corrida, quando o transmissor se aproxima. O receptor mantém o controlo visual sobre o transmissor, apresentado a mão. Concretiza-se a transmissão da mão direita do transmissor para a mão esquerda do receptor.
Image of page 21
Image of page 22

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors