Course Hero Logo

Elétrons presentes em um orbital molecular ou atômico

Course Hero uses AI to attempt to automatically extract content from documents to surface to you and others so you can study better, e.g., in search results, to enrich docs, and more. This preview shows page 17 - 19 out of 73 pages.

elétrons presentes em um orbital molecular ou atômico de baixa energiapara um orbital de maior energia. Temos frisado que a energia do fótonhdeve ser igual à diferença de energia entre os dois orbitais.Além das transições eletrônicas, as moléculas exibem dois tipos adi-cionais de transições induzidas por radiação:transições vibracionaisetransições rotacionais. As transições vibracionais ocorrem porque amolécula apresenta um número muito grande de níveis energéticos quan-tizados (ou estados vibracionais) associados com as ligações que mantêma molécula unida.A Figura 24-12 é um diagrama parcial de energia que mostra algunsprocessos que ocorrem quando uma espécie poliatômica absorve a radia-ção infravermelha, visível e ultravioleta. As energiasE1eE2, dois dosmuitos estados eletrônicos excitados de uma molécula, são mostradasem relação à energia do estado fundamentalE0. Além disso, as energiasrelativas para poucos dos muitos estados vibracionais associados comcada estado eletrônico são indicadas pelas linhas suaves horizontais.Você pode ter uma idéia da natureza dos estados vibracionais imagi-nando uma ligação em uma molécula como uma mola vibrando com osátomos ligados às suas duas extremidades. Na Figura 24-13a, dois tiposde vibração de estiramento são apresentados. Em cada vibração, os áto-mos primeiro se aproximam e depois se afastam um do outro. A energiapotencial desse sistema a qualquer instante depende da extensão com agias se igualam exatamente às diferenças de energia entre os estadosexcitados e o estado fundamental 3s. As transições entre dois diferen-tes orbitais são denominadastransições eletrônicas. O espectro deabsorção atômica não é ordinariamente registrado por causa das difi-culdades instrumentais. Ao contrário, a absorção atômica é medida emum único comprimento de onda usando uma fonte muito estreita equase monocromática (ver Seção 28D).A diferença de energia entre os orbitais 3se 3pna Figura 24-11 é de2,107 eV. Calcule o comprimento de onda da radiação que seráabsorvida ao se excitar um elétron de um orbital 3spara o estado 3p(1 eV1,601019J). Rearranjando a Equação 24-3 obtém-se590 nm6,631034J s3,001010cm/s107nm/cm2,107 eV1,601019J/eVhcEEnergia, elétrons-volts01,0285 nm330 nm590 nm2,03,04,05p4p3p3sDiagrama parcial deenergia para o sódio, mostrando astransições resultantes da absorção a590, 330 e 285 nm.As transições vibracionais erotacionais ocorrem em espéciespoliatômicas porque somenteessas espécies possuem estadosvibracionais e rotacionais comdiferentes energias.O estado fundamental de umaespécie atômica ou molecular éaquele de menor energia daespécie. À temperatura ambiente,muitas espécies estão em seusestados fundamentais.
qual a mola foi estirada ou comprimida. Para uma mola comum, a energiado sistema varia continuamente e atinge um máximo quando a mola se

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

End of preview. Want to read all 73 pages?

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Term
Summer
Professor
N/A
Tags
Upper Saddle, F Settle, Se es III, J D Ingle Jr, S R Crouch

Newly uploaded documents

Show More

Newly uploaded documents

Show More

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture