{[ promptMessage ]}

Bookmark it

{[ promptMessage ]}

LEGISLAÇÃO DO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE PARA O MEIO AMBIENTE - DECRETOS MUNICIPAIS

Deliberação normativa nº 2799 de 091199 estabelece

Info icon This preview shows pages 57–59. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
- Deliberação Normativa n.º 27/99, de 09/11/99 - Estabelece normas específicas para licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades nas áreas definidas como ZP-1 e ZPAM. - Deliberação Normativa n.º 29/99, de 29/12/99 - Estabelece normas específicas para o licenciamento ambiental das atividades de comércio e de prestação de serviços relacionadas no Anexo Único da Deliberação Normativa n.º 20/99, complementa a Deliberação Normativa n.º 19/98 e inclui tipologia na relação de empreendimentos de impacto. - Normas Técnicas da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte. - Manual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, de autoria da COPAGRESS, 1999. 4. DAS RESPONSABILIDADES 4.1 - Os Estabelecimentos de Serviços de Saúde, geradores de resíduos sólidos, de acordo com o art. 4º da Resolução CONAMA n.º 5, de 05/08/1993, são responsáveis pelos resíduos que geram e têm a obrigação de gerenciá-los, desde a sua geração até a disposição final, de acordo com o PGRSS por eles apresentados e aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA, com parecer devidamente instruído pela Secretaria Municipal de Saúde - SMSA, pela Superintendência de Limpeza Urbana - SLU e pela CNEN quando houver geração de rejeito radioativo. 4.2 - Os Estabelecimentos de Serviços de Saúde, públicos ou privados, são responsáveis pelo correto gerenciamento dos resíduos sólidos gerados por suas atividades e pelo cumprimento do disposto neste Decreto. 4.3 - Os Estabelecimentos de Serviços de Saúde devem possuir um Responsável Técnico para gerenciar o PGRSS, de nível superior, com habilitação em áreas afins, devidamente inscrito em Conselho Profissional e com carga horária de trabalho compatível com a função. 4.4 - Os Estabelecimentos de Serviços de Saúde são responsáveis pela supervisão das demais entidades citadas no PGRSS como participantes do processo, quer sejam prestadores de serviços de caráter público ou privado. 4.5 - A aprovação do PGRSS, não exime os Estabelecimentos de Serviços de Saúde de qualquer responsabilidade quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos por eles gerados, conforme determina a legislação em vigor. 5. DAS ATRIBUIÇÕES 57
Image of page 57

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
5.1 - Cabe à Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária, a aprovação e a fiscalização do PGRSS na fase intra-estabelecimento de saúde, com referência aos aspectos de geração e classificação, segregação, minimização, tratamento prévio, acondicionamento, armazenamento intermediário, coleta e transporte internos dos resíduos de serviços de saúde dos grupos A,B e D. 5.2 - Cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente aprovar o PGRSS na fase extra-estabelecimento de saúde e analisar, de forma integrada com a Superintendência de Limpeza Urbana - SLU, os projetos de coleta, de transporte, de transbordo, de tratamento e de disposição final dos RSS dos Grupos A, B e D, incluindo-se a análise de viabilidade tecnológica e de localização dos empreendimentos. Sendo a SLU a prestadora dos serviços, caberá somente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a análise desses projetos.
Image of page 58
Image of page 59
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern