Sua etimologia provém dos termos demo que significa povo e cracia que significa

Sua etimologia provém dos termos demo que significa

  • No School
  • AA 1
  • 12

This preview shows page 4 - 6 out of 12 pages.

Sua etimologia provém dos termos “demo” que significa povo e “cracia” que significa governo , significando literalmente “o governo do povo”. A democracia clássica das cidades antigas gregas tinham como fundamento a participação de todos os cidadãos em assembleia com o objetivo de tomar conjuntamente as decisões governamentais. Apesar de ter existido em um pequeno território e entre um número reduzido de pessoas (apenas os homens livres eram considerados cidadãos, excluindo mulheres e escravos), a experiência da democracia grega adquiriu grande importância ao tornar possível um sistema político na qual o povo é soberano e tem o direito a governar-se, contando com recursos e instituições para fazê-lo. Esta ideia permaneceu como o núcleo do ideal democrático moderno e continua a moldar as instituições e práticas democráticas atuais. A prática política democrática gerada na Grécia refletiu-se nas instituições políticas da República Romana, que se expandiu para grande parte da Europa e do Mediterrâneo. 3
Image of page 4

Subscribe to view the full document.

O principal dever da democracia é defender os direitos humanos, para participar no sistema político os cidadãos tem os seus deveres para protegerem a sua liberdade e direitos. Liberdade Liberdade significa agir de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão. A liberdade é uma realidade que se encontra de mãos dadas à responsabilidade, pois todo e qualquer ato terá a sua consequência podendo ser ela positiva ou negativa. A liberdade total é uma liberdade que só deve existir em pensamento, uma vez que sabemos que existem limites presentes na nossa sociedade que não podem ser ultrapassados, estes foram criados para proteger a integridade de cada um de nós. Assim como a liberdade e a responsabilidade andam juntas, também a liberdade e a lei, numa democracia o indivíduo está livre para exercer os seus direitos, deveres e ideologias, desde que as mesmas não coloquem em causa a liberdade do próximo.
Image of page 5
Image of page 6
  • Fall '19
  • Democracia, Constituição, Cidadania, Revolução, Solidariedade social

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Ask Expert Tutors You can ask 0 bonus questions You can ask 0 questions (0 expire soon) You can ask 0 questions (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes