Tópicos sobre infiltração teoria e prática

Info icon This preview shows pages 614–616. Sign up to view the full content.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 584 3.1.3 Ortofotos digitais Foram utilizadas dez ortofotos digitais oriundas de um voo aerofotogramétrico de 2003, anterior ao alagamento do reservatório da UHE Corumbá IV, com resolução espacial de 40 cm, disponibilizadas pela empresa Corumbá Concessões S.A. As referidas ortofotos cobrem cerca 45% da área de estudo. 3.1.4 Dados de campo Durante os trabalhos de campo realizados na área de estudo, foram coletadas amos- tras de solo para ensaios geotécnicos em laboratório. Em campo foram feitos ensaios com o penetrômetro dinâmico Panda e determinadas coordenadas geográficas por rastreio GPS ( Global Positioning System ) para utilização como pontos de controle para registro de imagens. Realizaram-se o reconhecimento de feições de interesse que caracterizam as zonas homólogas do relevo e o uso e a cobertura do solo. 3.1.5 Mapas temáticos Na pesquisa, utilizaram-se mapas temáticos de geomorfologia, pedologia e vegetação, em formato digital Shapefile, na escala de 1/400.000, obtidos junto ao Sistema Estadual de Estatística e de Informações Geográficas do Estado de Goiás (SIEG, 2007). 3.1.6 Dados de pluviometria Com o objetivo de se obter a erosividade da chuva, foram utilizados dados de pluvio- sidade média mensal de 19 estações pluviométricas constantes do sistema “Hidroweb” da Agência Nacional de Águas (ANA). As estações estão localizadas nas proximidades da área de estudo, e os dados abrangem um período de cerca de 30 anos de observação diária. 3.1.7 Sistemas de informações geográficas (SIG) Na pesquisa em pauta, as tarefas de geoprocessamento e de processamento de imagens digitais foram realizadas nos sistemas de informações geográficas (SIG), o SPRING e o Ar- cGis, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela ERDAS, respectivamente. Utilizaram-se também os respectivos programas dos equipamentos usados nos ensaios laboratoriais e o penetrômetro Panda. 3.2 Metodologia 3.2.1 Produção dos modelos numéricos de terreno (MNT) Utilizaram-se os algoritmos de produção de modelo numérico do terreno para se apro- veitarem os dados da base cartográfica, onde esses existiam, e as informações de elevação do
Image of page 614

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Produção de carta geotécnica preliminar de capacidade de infiltração de água no solo em uma área do entorno... 585 terreno contidas nos dados do SRTM. O MNT forneceu subprodutos, em formato de grade ou imagem, utilizados no apoio à definição das zonas homólogas do relevo da área de estudo. Os subprodutos mais utilizados foram a declividade, a hipsometria, a curvatura e a integração do MNT à imagem Quick-Bird georeferenciada, o que produziu uma visão tridimensional do relevo da área de estudo.
Image of page 615
Image of page 616
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern