O dedo polegar e mínimo apenas servem para manter o

This preview shows page 47 - 49 out of 65 pages.

Apoiar o peso na base dos dedos, indicador, médio e anelar. O dedo polegar e mínimo apenas servem para manter o peso em equilíbrio na mão, evitando que ele role por ela 2. Colocar o peso junto à mandíbula, por baixo do queixo, pres- sionando contra o pescoço, estando com o braço flectido pelo cotovelo, em tensão, e à altura do ombro; 3. O atleta coloca-se de costas para o sector, numa posição rela- xada; (Fig. 1) 4. O olhar deve es- tar dirigido para o local oposto ao sector de queda; (Fig. 1) 5. O lançador inclina de seguida o tronco à frente ficando numa posição quase ho- rizontal e equili- brando-se numa só perna. (Fig. 1) “mão limpa, pescoço sujo”; Descrição e propostas para alunos destros Deslizamento: (Fig. 2 e 3) 1. O lançador flete a perna de apoio e lança a perna livre para trás de forma explosiva. A perna de apoio fica em extensão sobre o calcanhar que se mantém em contacto com o solo durante a maior parte do deslizamento; 2. Os ombros mantêm-se paralelos à antepara e o tronco inclina- do à frente; 3. O olhar mantém-se dirigido para o local oposto em relação ao sector de queda; 4. O ritmo do deslizamento deverá ser progressivo; 5. No final do deslizamento, o pé direito deve estar colocado sensivelmente a meio do círculo, uma orientação diagonal relativamente ao eixo de lançamento, e com a biqueira do pé esquerdo alinhada com o calcanhar do pé direito (ver ilustração na página seguinte); Determinantes técnicas [1] Setor de queda [2] Antepara [3] Círculo de lançamento [1] [2] [3]
Image of page 47
LANÇAR LANÇAR 94 95 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO Arremesso: 1. O atleta passa pela posição de força com o peso do corpo na perna direita (fletida); (Fig.4 e 5) 2. Os ombros mantêm-se paralelos à antepara e o olhar para o local oposto ao sector de queda; (Fig. 4) 3. De seguida deve haver uma rotação da bacia na direção do lançamento, que termina frontalizada para o sector de que- da; (Fig. 5,6 e 7) 4. Ao mesmo tempo que a bacia direita roda o lado esquerdo (perna, anca e braço) resiste, bloqueando o movimento; (Fig. 7) 5. Após a ação das pernas e do tronco o movimento termina com uma extensão agressiva do braço lançador; (Fig. 5, 6, 7 e 8) 6. Os pés devem ficar no solo até o atleta perder o contacto com o engenho; (Fig. 8) 2. Lançamento Frontal com pés destacados Objetivos Específicos: Utilização dos membros inferiores nos lançamentos pesados Critérios de êxito: Utilizar as pernas e tronco antes do(s) braço(s); Finalizar com perna esquerda em exten- são; Descrição: Posição Inicial: Pé esquerdo à frente do pé direito, e peso do corpo sobretudo na perna direita; Movimentação: Passar o corpo para cima da perna esquerda e após termi- nar de utilizar as pernas e o tronco fazer extensão do(s) braço(s); Posição Final: Costas direitas, perna esquerda em extensão e ambos os pés em contacto com o solo. Opção 1 Opção 2 Lançamento do peso, de lado, sem balanço 1. Lançamento com pés paralelos Objetivos Específicos: Estabilização da pega e ação do braço lançador Critérios de êxito: Utilizar as pernas e tronco antes do braço; Terminar o lançamento com o braço direito em extensão e com a palma da
Image of page 48
Image of page 49

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors