Existindo erros nos elementos básicos a sua

This preview shows page 7 - 9 out of 65 pages.

Existindo erros nos elementos básicos, a sua correcção implica a divisão da acção em partes, elementos, blocos ou detalhes, utilizando exercícios para a sua aprendiza- gem; Método Analítico. No entanto, a sua aplicação deve ser limitada, equilibrada, com contínua relação com o movimento global, não convertendo a execução do exercício como objectivo final. Particularidades da organização da unidade didáctica: Os meios, os conteúdos e os seus objecti- vos de desenvolvimento estão estrutura- dos tendo por base os conhecidos princí- pios pedagógicos; do desconhecido para o conhecido; do simples para o complexo; do geral para o específico. Desta forma, mui- tos destes exercícios podem ser utilizados ao longo de todos os anos, aumentando de forma gradual e progressiva o grau de difi- culdade de execução, através da mudança das suas características: amplitude, veloci- dade, ritmo e grau de empenho . Sendo a velocidade de execução um factor determinante no rendimento, o seu au- mento só deve ser solicitado após um bom domínio da técnica de base, para não ser comprometido o processo de aprendiza- gem e desenvolvimento. Para não serem criadas dificuldades de natureza psicológica, o material proposto para as aulas de cada ano, deve ser adequa- do ao nível de desenvolvimento da maioria dos alunos a que se destinam, e tem que ser considerada a eventual necessidade de proceder a adaptações, nomeadamente fa- cilitando a tarefa prevista . As formas de organização das aulas e mé- todos utilizados, têm que garantir a assimi- lação pelos alunos e a concretização dos objectivos previstos. Inicialmente, e como garante do aumento da motivação para a aprendizagem, o método lúdico (formas jogadas de vários exercícios) deve assumir o papel principal, sendo progressivamente substituído em momentos e idades poste- riores pelo método competitivo. Tendo em consideração as etapas do pro- cesso de crescimento e desenvolvimento em que se encontra o organismo das crian- ças e jovens, a carga proposta deve ser o 1) no modo de apoio do pé (única forma de contacto como solo); 2) na postura; (que condiciona o apoio e a reacção do solo ao mesmo); 3) na extensão das cadeias implicadas (no ritmo adequado ao movimento específico); 4) nas acções pendulares dos segmentos livres (pernas ou braços); 5) ao ritmo (geral e particular de cada elemento);
Image of page 7
14 15 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO NOTA PRÉVIA NOTA PRÉVIA suficientemente estimulante para favore- cer o desenvolvimento harmonioso, cons- truindo um organismo saudável e funcio- nalmente capaz de solucionar diferentes tarefas motoras quotidianas ou alguma futura actividade específica. Em cada aula devem estar presentes exercí- cios que estimulem o desenvolvimento dos processos cognitivos que acompanham a actividade física. Exercícios focalizados na exactidão da execução, que impliquem níveis elevados de concentração, de aten- ção, e combinações de vários exercícios com diferentes tarefas rítmicas espaciais, desenvolvem a capacidade de auto-cons- trução de vários programas motores. Sem
Image of page 8
Image of page 9

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors