Tenho pensado no meu avô cujo brilho errático

Info icon This preview shows pages 71–73. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Tenho pensado no meu avô, cujo brilho errático saltou a geração de meu pai. Uma vez ele me mostrou uma água-tinta de certo templo siamês. Não me lembro do nome do templo, mas desde o dia em que um discípulo do Buda pregou naquele lugar séculos atrás, todo rei bandido, tirano e monarca daquele reino o enfeita com torres de mármore, arboretos odoríferos, cúpulas folheadas a ouro, manda pintar murais luxuosos nos tetos abobadados, crava esmeraldas nos olhos das estatuetas. Quando o templo por fim igualar-se à sua contraparte na Terra Pura, reza a lenda, nesse dia a humanidade terá cumprido sua missão e o próprio Tempo chegará ao fim. Para homens como Ayrs, fico pensando, esse templo é a civilização. As massas, escravos, camponeses e soldados rasos existem nas fendas entre as lajes do piso, ignorando até mesmo sua própria ignorância. Mas não os grandes estadistas, cientistas, artistas e, acima de tudo, compositores da época, de
Image of page 71

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
qualquer época, que são os arquitetos, pedreiros e sacerdotes da civilização. Para Ayrs, nosso papel é tornar a civilização ainda mais resplandecente. O desejo mais profundo, quiçá único, do meu patrão é criar um minarete tal que os herdeiros do Progresso daqui a mil anos possam apontar para ele e dizer: “Olhem, lá está Vyvyan Ayrs!”. Como é vulgar essa ânsia de imortalidade, como é vã e falsa. Os compositores não passam de homens a rabiscar pinturas nas cavernas. Nós compomos música porque o inverno é eterno, e porque, se não o fizéssemos, os lobos e as nevascas dariam cabo de nós mais rápido ainda. Saudações, R. F. — w — ZEDELGHEM 14-IX-1931 Sixsmith, Sir Edward Elgar veio tomar chá hoje à tarde. Nele até você já ouviu falar, seu ignorante. Ora, normalmente, quando perguntam a Ayrs o que acha da música inglesa, ele retruca “Que música inglesa? Isso não existe! Acabou com Purcell!” e fica emburrado o resto do dia, como se a Reforma fosse culpa de quem perguntou. Essa hostilidade foi esquecida na mesma hora quando Sir Edward telefonou de seu hotel em Bruges hoje de manhã, perguntando se Ayrs teria uma ou duas horas livres. Ayrs deu um espetáculo de rabugice, mas percebi pelo jeito como atazanou a sra. Willems a respeito dos preparativos para o chá que ele estava mais feliz do que prostituta em dia de pagamento no quartel. Nosso famoso convidado chegou às duas e ½ com uma pelerine verde-escura, apesar do tempo bom. O estado de saúde de Elgar não é muito melhor que o de V. A. Eu e J. o recebemos na escada de entrada de Zedelghem. “Então é você que atua como os olhos do Vyv, não é?”, ele me disse, quando trocamos um aperto de mãos. Comentei que já o vira regendo mais de dez vezes no festival, o que o agradou. Levei o compositor até o Salão Escarlate, onde Ayrs o aguardava. Eles se cumprimentaram muito efusivamente, mas como se um tivesse medo de se machucar ao esbarrar no outro. A dor ciática de Elgar o incomoda muito, e até mesmo nos dias bons V. A.
Image of page 72
Image of page 73
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern