Para melhor entendimento dos alagamentos e das

Info icon This preview shows pages 215–217. Sign up to view the full content.

Para melhor entendimento dos alagamentos e das inundações em áreas urbanas, sele- cionou-se para estudo a cidade de Anápolis, por tratar-se de localidade que se encontra em franco desenvolvimento e é muito afetada por esses processos, bem como pelos processos erosivos de origem antrópica. Acredita-se que a metodologia de análise aqui apresentada, com alguns ajustes relativos ao contexto socioambiental, aqui se incluindo os relativos ao meio físico, pode ser utilizada no estudo do problema dos alagamentos e inundações em outras cidades brasileiras. Guerra e Guerra (2006) citam que os termos alagado e inundado são sinônimos. Ala- gada é uma área inundada após uma enchente; os terrenos denominados de alagadiços são aqueles encharcados e sujeitos a inundações, periodicamente, por rios ou marés, podendo tornar-se uma área seca. Já a enchente é decorrente de grandes chuvas, provocando desastres, além de serem temporalmente irregulares. Entretanto, Souza (2004) menciona, de uma forma geral, que a inundação é resultado do transbordamento da hidrografia de uma região, diferentemente dos processos de alagamento que ocorrem em “áreas distantes dos canais, em terrenos com ocupação antrópica e baixo coeficiente de escoamento superficial”, caracterizado por fluxos de baixa velocidade. Para Infanti Jr. e Fornasari Filho (1998), a inundação é o extravasamento das águas de uma calha de um rio, quando a vazão é superior à capacidade de suporte do escoamento. Ainda, conforme os mesmos autores, é um processo associado a enchentes, que é o acréscimo na descarga de fluxo por um intervalo de tempo, ou cheias, que se referem às maiores vazões diárias sucedidas em cada ano, independentemente de poder causar processos de inundação.
Image of page 215

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 184 O termo planície de inundação, popularmente chamada de várzea, define uma área de deposição de carga detrítica, devido à diminuição da competência ou capacidade fluvial. É a área de borda dos cursos de água da faixa do vale fluvial composta por sedimentos aluviais, que é inundada periodicamente por transbordamentos dos canais. Essa é a forma mais comum de sedimentação fluvial existente. Também podem ser citados os deltas, cones de dejeção, as playas e bahadas e as restingas fluviais, encontrados em rios de todas as dimensões. A planície de inundação é formada pelos aluviões e materiais depositados (CHRISTOFOLETTI, 1980). Segundo a Emergency Events Database (EM-DAT, 2011), na América do Sul, somente no ano de 2010, foram registradas 11 inundações. Cerca de 30% desse valor corresponde apenas aos eventos registrados no Brasil. Ainda segundo a mesma base de dados, 37 inundações fo- ram verificadas entre 2000 e 2010 no Brasil. Apenas no ano de 2010, mais de 230 mil pessoas foram afetadas no País.
Image of page 216
Image of page 217
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern