O tempo de concentração da bacia indica o grau de

Info icon This preview shows pages 137–139. Sign up to view the full content.

O tempo de concentração da bacia indica o grau de vulnerabilidade da bacia a cheias, pois, após esse período, toda a bacia estará contribuindo para a geração do escoamento. Quan- to menor o tempo, menor deve ser a duração da chuva para que ocorra uma vazão máxima no local. Como existe uma relação inversa entre a intensidade da precipitação e a duração, a redução desse tempo aumentaria a magnitude da precipitação na bacia. A redução do tempo de concentração tem a ver com o aumento da velocidade ocasiona- do pela redução da rugosidade do terreno que é fruto do processo de urbanização, tendo em vista a superfície original, composta por vegetação e com solo nu, foi substituída por asfalto e concreto. Esse conjunto de fatores – redução da infiltração, aumento da quantidade de chuva que escoa e aumento da magnitude da precipitação em conjunto pode acarretar em um acréscimo de até seis vezes na vazão de cheia de um local. Esse incremento tem se evidenciado no au- mento da recorrência de cheias em grandes centros urbanos, comuns durante o verão. 5 Modelagem matemática da infiltração Nem toda precipitação que cai sobre o solo gera escoamento; pelo contrário, apenas uma pequena parcela desse montante chega aos rios – para a região Centro-Oeste, aproxi- madamente apenas 30% da chuva anual. No entanto, quando se trata de eventos isolados, a variação do escoamento pode variar de 0 a 100%, dependendo da intensidade da chuva, do tipo e uso de solo. A identificação e quantificação dos fenômenos que regem esse sistema têm sido o foco dos pesquisadores da Hidrologia. Dentre os fenômenos que compõem o ciclo hidrológico,
Image of page 137

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 106 um dos mais complexos é a infiltração da água no solo, visto que este é o responsável direto pela formação ou não do escoamento a partir da precipitação e desencadeia toda uma série de fluxos dentro ou fora do solo. Dezenas de modelos de infiltração foram propostos e utilizados para análise hidrológica. Alguns desses modelos tornaram-se populares e estão presentes em vários sistemas de mode- lagem hidrológica, tais como: SWMM, HEC-HMS, TOPMODEL, Modelo da Heasted, Modelo do Mike. Esses modelos podem ser agrupados em duas classes principais: Modelos Empíricos e Modelos Conceituais. Alguns dos principais modelos utilizados serão descritos a seguir. 5.1 Modelos empíricos Os modelos empíricos foram desenvolvidos através de experimentação e não conside- ram, diretamente no seu desenvolvimento, leis físicas. Os modelos apresentados neste traba- lho são: Modelo de Horton e Modelo SCS ( Soil Conservation Service ). 5.1.1 Modelo de Horton O modelo proposto por Horton (1940) é um dos mais conhecidos e empregados para o cálculo da infiltração dentro da Hidrologia. Horton (1940) identificou, por meio de expe- rimentos de campo, que a capacidade de infiltração diminui, tendendo, com o tempo, a um valor estável. Ele considerou que a capacidade de infiltração do solo é influenciada mais por
Image of page 138
Image of page 139
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern