Técnicas de Redação

A cozinha tem as paredes com azulejos os azulejos

Info icon This preview shows pages 16–18. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
A cozinha tem as paredes com azulejos. Os azulejos são brancos. Também o leite é branco. O leite é produzido pela vaca. A vaca vive no campo. Poucas casas no campo têm cozinha. Observe agora um texto com coesão e coerência. “Comemora-se este ano o sesquicentenário de Machado de Assis. As comemorações devem ser discretas para que sejam dignas de nosso maior escritor. Seria ofensa à memória do Mestre qualquer comemoração que destoasse da sobriedade e do recato que ele imprimiu à sua vida.” Elementos coesivos Alguns elementos coesivos podem ser classificados assim: Termo Anafórico : quando o item de referência retoma um signo já expresso no texto. Ex.: Maria é excelente amiga. Ela sempre me deu provas disso. Termo Catafórico : quando o item de referência antecipa um signo ainda não expresso no texto. Ex.: Só desejo isto : que você não se esqueça de mim . 16
Image of page 16

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Sinônimo : é obtida pela reiteração de itens lexicais idênticos ou que possuem o mesmo referente. Exs.: Lucas é meu filho mais velho . Meu primogênito é muito inteligente. Fernando Henrique Cardoso não tem dado muitas entrevistas. O ex- presidente prefere o silêncio. Hiperônimo : quando o primeiro elemento mantém com o segundo uma relação todo-parte, classe-elemento. Ex.: Gosto muito de cidades grandes . São Paulo é maravilhosa. Na fazendo, tenho muitos animais . Tenho uma vaca grande. Hipônimo : quando o primeiro elemento mantém com o segundo uma relação parte-todo, elemento-classe. Ex.: Pedro comprou uma moto . O veículo é branco com faixa azul. A substituição de termos por um equivalente é de muita importância na redação, pois evita a redundância de vocábulos. Aula 23 Observe o texto abaixo. Texto I Política e Politicalha A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, apura, eleva o merecimento. Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa. Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais.
Image of page 17
Image of page 18
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern