Course Hero Logo

São aqueles que apresentam características comuns

Course Hero uses AI to attempt to automatically extract content from documents to surface to you and others so you can study better, e.g., in search results, to enrich docs, and more. This preview shows page 363 - 365 out of 369 pages.

são aqueles que apresentam características comuns. Assim, pouco importa seestão ou não previstos no mesmo dispositivo legal. Entende, por exemplo, que furto mediante fraudee estelionato seriam crimes de mesma espécie. É uma boa posição para se adotar em provas daDefensoria Pública.2ªCorrentesão aqueles que estão previstos no mesmo tipo penal e apresentam a mesmaestrutura jurídica, ou seja, ofendem os mesmos bens jurídicos. É boa para concursos do MP, daMagistratura e de Delegado. É a posição amplamente majoritária, adotada pelo STF e pelo STJ.6.5.3. Conexão temporalÉ chamada pelo Código Penal de condições de tempo.A jurisprudência entende que,entre um crime parcelar e outro, não pode haver intervalode tempo superior a 30 dias.Imagine que o agente pratique quatro crimes de furto, sempre intervalo de tempo nãosuperior a 30 dias. Após 90 dias do último furto, o agente pratica um quinto crime de furto. Nestecaso, como será calculada a pena? Os quatro primeiros furtos possuem continuidade delitiva(exasperação), os quais estarão em concurso material com o quinto furto (cumulo material). Haveráconcurso de concurso de crimes.6.5.4. Conexão espacialTrata-se de condições de local.
.CSDIREITO PENAL PARTE GERAL 2020.1362Os diversos crimes parcelares devem ser praticados na mesma cidade ou, no máximo, emcidades contíguas (próximas entre si).Destaca-se que o Código Penal não define as condições de local, foi a jurisprudência quedefiniu que os crimes devem ser praticados na mesma cidade ou em cidades contiguas. É utilizadoum critério territorial, não importa o tempo de deslocamento entre um ponto e outro da cidade.6.5.5. Conexão modalRefere-se ao modo/maneira de execução do crime.Os crimes parcelares devem ter modo de execução semelhantes, não necessariamenteidênticos.Por exemplo, toda sexta-feira um caixa de banco retira determinada quantia do caixa do seucolega.6.5.6. Conexão ocasionalNão está expressamente prevista no CP, mas como há a previsão de “outras condiçõessemelhantes”o juiz está autorizado a exigir para caracterização do crime continuado, sempre comfundamentação.Na conexão ocasional o crime posterior foi praticado em função da facilidade do crimeanterior.6.5.7. Unidade de desígniosO crime continuado exige a unidade de desígnios, ou seja, para ser considerado deve haveruma empreitada previamente idealizada pelo agente?Há duas correntes acerca do assunto, vejamos:1ª CTeoria Objetiva Pura ou Puramente Objetiva: sustenta que a configuração do crimecontinuado depende, unicamente, dos requisitos objetivos previstos no art. 71,caput, do CP. Assim,o crime continuado não depende da unidade de desígnios. Posição mencionada pelo Item 59 daExposição de Motivos da Parte Geral do CP. Boa para Defensoria Pública.Obs.: O CP não adota nenhuma teoria expressamente. A exposição de motivos não é lei, não valecomo interpretação autêntica da lei penal. É considerada uma interpretação doutrinária.2ª CTeoria Mista ou Objetivo-Subjetiva: afirma que além dos requisitos objetivos,

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

End of preview. Want to read all 369 pages?

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Term
Fall
Professor
NoProfessor
Tags
Dolo, Tipo penal, PRINC PIO DA

Newly uploaded documents

Show More

Newly uploaded documents

Show More

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture