obrigatoriamente fazer uma oferta p\u00fablica de aquisi\u00e7\u00e3o OPA para adquirir a

Obrigatoriamente fazer uma oferta pública de

This preview shows page 11 - 14 out of 20 pages.

obrigatoriamente fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) para adquirir a participação dos outros acionistas. Dependendo da empresa , o Tag Along poderá ser de 100%. Já a ação PN não tem direito a voto. Por outro lado, essa ação pode ter direito a um dividendo maior que o da ON, ou mesmo preferência para recebê-lo antes, ou então prioridade no reembolso de capital (em caso de liquidação da companhia). A PN ainda pode ter mais de uma classe como A,B,C, com direitos diferentes. Por fim, a Unit representa uma cesta de ON e PN. Por exemplo, 1ON + 2PN, 1ON + 4PN, 2ON + 3PN, e assim por diante. A Unit garante aos portadores os mesmos direitos que correspondem aos papéis em sua composição. Maioria é ON Apesar de existirem esses 3 tipos de papéis, Dependendo do nível de governança corporativa, a companhia deverá obedecer algumas regras, por exemplo: • Empresas do Novo Mercado e Bovespa Mais só podem emitir ON com Tag Along de 100%.
Image of page 11
eBook Gratuito: Como começar a investir na Bolsa de Valores | Suno Research • Empresas do Nível II e Bovespa Mais nível II devem estender o Tag Along de 100% para a PN. Eu fiz um estudo há pouco e mais de 64% das empresas só tinham ON. Do restante de 36%, a maioria das PN praticamente não eram negociadas ou então possuíam Tag Along de 100%. E mesmo as PN que não possuíam Tag Along e tinham um bom volume de negociação, muitas eram de empresas de capital misto (controladas pelo estado). Nesse caso, a venda de controle é mais difícil de ocorrer. Ou seja, na prática, selecionar a PN ou Unit ao invés da ON é basicamente uma questão de avaliar o preço (em função dos dividendos) e o fato de que, em alguns casos, a ON tem muito menos negócios e volume (chamamos de liquidez) . É o caso das empresas Grazziotin, Taesa, AES Tiete e Itaúsa, por exemplo. Mas mais importante que saber escolher entre ON, PN e Unit, é conseguir selecionar a empresa certa para investir. Isso é o que veremos agora. Como escolher qual ação comprar Você já aprendeu que para ganhar dinheiro com ações você precisa receber dividendos e ver a sua ação valorizar no longo prazo. No curto prazo, é praticamente impossível enriquecer constantemente. E como explicamos, essas duas origens de remuneração estão ligadas à capacidade da empresa gerar lucros no futuros. Logo, você deve selecionar as empresas que possuam um futuro promissor. Geralmente, esses negócios possuem alta rentabilidade, endividamento controlado, geração de caixa previsível, e várias vantagens competitivas, como: • Escala • Alta fidelização dos seus clientes • Custo alto para novos competidores entrarem Enfim. Esse processo de analisar a companhia em si, tanto passado, presente e futuro, é chamado de análise fundamentalista.
Image of page 12
eBook Gratuito: Como começar a investir na Bolsa de Valores | Suno Research E é claro que você não irá escolher apenas uma única empresa. O ideal é possuir um portfólio de companhias diferentes. Algumas empresas são mais arriscadas do que outras. Alguns setores são mais imprevisíveis que outros. Então você deve encontrar o "mix" ideal para o seu perfil. Caso você ainda
Image of page 13
Image of page 14

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture