Personificação da privacidade a personificação da

This preview shows page 6 - 8 out of 10 pages.

personificação da privacidade, a personificação da intimidade, que você somente contaria, se você for católico, ao padre, no confessionário, ou aos seus amigos realmente muito chegados ou realmente muito íntimos. Mas você não iria à praça pública anunciar para todos. Então, a Ágora foi conquistada, não pelos regimes totalitários, mas exatamente pela privacidade, por coisas que anteriormente eram privadas. No confessionário, que é a personificação, a encarnação da intimidade e da privacidade, você conversa diretamente com Deus. É um segredo absoluto. Ninguém pode saber o que você confessou no confessionário. Nós instalamos microfones nos confessionários e alto-falantes, conectados a esses microfones, estão instalados em todas as praças públicas. Abra qualquer revista de fofocas, abra qualquer jornal. O que você vê na capa? Quem traiu quem, quem cometeu adultério com quem, quem se divorciou, das celebridades logicamente, quais são as últimas fofocas sobre os casos amorosos do herdeiro do trono inglês, e coisas assim. Isso é a Ágora alegadamente pública. Mas, ela só fala de assuntos particulares. As questões públicas desaparecem. Se aparecem, é devido a um escândalo pessoal. Você só ouve falar de políticos quando eles cometem alguma corrupção ou alguma outra falta grave. Então, durante dois dias, você vê os nomes deles na capa, senão eles desaparecem. Esse é o perigo. Esse é o perigo para a autonomia que você mencionou. “A autonomia do indivíduo não sustenta uma autonomia mais longa da sociedade como um todo.”
Image of page 6

Subscribe to view the full document.

Autonomia Individual: O conceito de autonomia individual foi introduzido para designar a independência da vontade, em relação a qualquer desejo ou objeto de desejo e a sua capacidade de determinar- se em conformidade com uma lei própria, que é a da razão. A autonomia é, portanto, a capacidade de autodeterminação. A contradição da autonomia, a heteronomia, em que a vontade é determinada pelos objetos da faculdade de desejar. Os ideais morais de felicidade ou perfeição supõem a heteronomia da vontade, porque supõem que ela seja determinada pelo desejo de alcançá-los e não, por uma lei sua. A independência da vontade em relação a qualquer objeto desejado é a liberdade no sentido negativo, ao passo que a sua legislação própria é a liberdade no sentido positivo. Portanto, a lei moral exprime a autonomia da razão pura prática, isto é, a liberdade. O Mundo Pós-Moderno: A Condição do Indivíduo: É explicitamente predominante, na história do pensamento social no mundo, a ideia de que a razão é o lugar privilegiado da mudança. É considerada a plataforma de onde pode emergir o acordo, o consenso quando há os desafios comunitários. Razão, desde essa perspectiva, significa emancipação. Em tempos recentes, a razão continua sendo o elemento fundamental no ‘perdurar’ e no ‘efetivar’ das instituições como estruturas fundantes da ordem e de quem somos.
Image of page 7
Image of page 8
  • Fall '19

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Ask Expert Tutors You can ask 0 bonus questions You can ask 0 questions (0 expire soon) You can ask 0 questions (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes