para a efetiva inser\u00e7\u00e3o no mundo letrado que por si s\u00f3 transforma a condi\u00e7\u00e3o do

Para a efetiva inserção no mundo letrado que por si

This preview shows page 15 - 18 out of 21 pages.

para a efetiva inserção no mundo letrado que, por si só, transforma a condição do sujeito na sociedade. Para Vygotsky (1988), o professor possui papel ativo, sendo capaz de desafiar o aluno para que se sinta cada vez mais hábil, realizando tarefas consideradas difíceis. Além disso, é muito importante avaliar e ajudar as crianças na solução de problemas. Partindo do desenvolvimento real é que buscamos alcançar o desenvolvimento potencial do aluno, determinado pela solução de problemas sob a orientação ou ajuda de um professor mediador ou dos próprios colegas. O importante para Vygotsky (1988) é, além do que se faz sozinho, o que se faz com a ajuda dos outros. Dessa forma, a aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas.
Image of page 15
5. Estrutura do projeto Buscamos uma concepção da Matemática baseada uma visão curricular diferente daquela caracterizada pela fragmentação do conhecimento e de uma alocação linear dos conteúdos, como corrente de pré-requisitos cujos elos são impossíveis de serem rompidos. A fragmentação dos conteúdos, a linearidade em forma de pré- requisitos, a não transposição de conhecimentos de uma situação para outra, o conhecimento construído em contextos que não permitem ao aluno ver a possibilidade de sua aplicação na realidade e o ensino da Matemática como disciplina formal são alguns dos problemas que impulsionam educadores matemáticos, como D’Ambrósio e Machado, a proporem uma educação matemática mais articulada, dinâmica e significativa em relação aos contextos culturais. Uma postura do professor de Matemática que consiste na abordagem dos conceitos matemáticos em diferentes quadros: algébrico, aritmético e geométrico contribuirá para a construção, na escola, de uma concepção de matemática menos fragmentária, mais articulada e dinâmica. Na proposta do projeto de Acompanhamento Educacional, as aulas seguirão a seguinte sequência: Situação problema: vivenciar a resolução de uma situação problema como uma estratégia para mobilizar conhecimentos matemáticos já conhecidos ou buscar outros que emergem naturalmente no contexto; Conhecimentos matemáticos em ação: buscar e elaborar conceitos matemáticos envolvidos na situação problema; Significação da Matemática em situações de contextos da realidade: Conhecimentos matemáticos aplicados às atividades relacionadas a situações reais.
Image of page 16
6. Avaliação e monitoramento A avaliação deve ter uma concepção de educação e se valer de estratégias pedagógicas, que respeitem o Projeto Político Pedagógico da Escola e a Proposta Curricular. A avaliação consiste no acompanhamento do desenvolvimento do aluno, verificando o que ele aprendeu, planejando ações futuras para sanar possíveis dificuldades e deverá ser diagnóstica, democrática, inclusiva, formativa e de monitoramento dos pontos positivos e/ou negativos do trabalho efetuado e das intervenções que serão realizadas. Ela deve ser contínua: anteceder, acompanhar e suceder todo o trabalho pedagógico, realizando simultaneamente os momentos de ensino - aprendizagem e avaliação.
Image of page 17
Image of page 18

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 21 pages?

  • Summer '16
  • Pedagogía, aprendizagem, CONHECIMENTO, Pensamento

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes