A transferência de esforço para a base do tubulão

Info icon This preview shows pages 563–565. Sign up to view the full content.

te, ocasionando aumento de carga na base. A transferência de esforço para a base do tubulão causou deformações adicionais, aconteceram recalques diferenciais, provocando um pequeno desaprumo do edifício. O desaprumo ficou evidenciado pelo aumento da abertura das juntas de dilatação do edifício. As aberturas resultaram maiores no topo do edifício e diminuíam nos pavimentos inferiores. A redução na capacidade de carga de fundações profundas pode ser causada pela elevação do lençol freático. Citam-se como exemplos casos em Brasília no Distrito Federal e Pereira Barreto em São Paulo, devido ao enchimento do lago de represa, como comentam Lobo et al . (2004). Em uma indústria de produção de suco de laranja, situ- ada no interior de São Paulo, infiltração de solução contendo soda cáustica, no solo sob um evaporador, provocou o colapso com a formação de uma cratera de cerca de 8 metros cúbicos de volume. Situações semelhantes acontecem em indústrias que utilizam soda cáustica, como tecelagens, indústrias de alimentos, etc. A influência dos permeantes na colapsibilidade de um solo de origem éolica foi ana- lisada por Reginatto e Ferrero (1973), por meio de ensaios edométricos duplos, utilizando permeantes com propriedades físico-químicas diferentes (água potável, pH = 6,5 a 6,8; água servida proveniente de esgoto, pH = 8,5 a 9,0, e água ácida obtida pela percolação de água destilada através de solo orgânico, pH = 5,5 a 5,6) em um solo obtido de um depósito loess da região de Córdoba, na Argentina, com pH variando de 7,5 a 8,5 e argilo minerais (predomi- nantemente, caulinita e montmorilonita em pequenas proporções). Os autores concluem que o colapso do solo estudado é devido à dispersão das argilas que mantêm os vínculos do solo macroporoso. Camapum de Carvalho et al . (1987) verificaram que, para a argila porosa de Brasília-DF, o aumento do pH do fluido permeante tende a intensificar o colapso, sendo necessário um estudo mais aprofundado, envolvendo grau de saturação, sucção e composição do fluido que percola pelo solo.
Image of page 563

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 534 Ignatius e Souza Pinto (1991) estudaram o comportamento de uma argila arenosa com pH = 5,5, da região de Sorocaba-SP, em presença de um efluente industrial à base de soda cáustica (pH = 13,7), com íons predominantes de sódio 68 g/l e de alumínio 36 g/l. O colapso do solo sob tensão de 53 kPa (equivalente ao peso das terras) devido à inundação com água é de 2%, e as deformações ocorrem imediatamente. Após a inundação com água, percolou-se o efluente industrial, ocorrendo um colapso adicional de 15%. Porém, não ocorreu de forma imediata, e sim ao longo do tempo, iniciando as deformações de colapso após, aproximada- mente, quinze minutos do início da inundação.
Image of page 564
Image of page 565
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern