Figura 5 filtração simples a filtração à vácuo

This preview shows page 37 - 41 out of 127 pages.

Figura 5: Filtração simples (a); filtração à vácuo (b) Fonte:Papel de filtro dobrado liso:é utilizado quando se deseja produzir uma filtração mais lenta e o líquido é o que mais interessa no processo. Papel de filtro pregueado:é utilizado quando se deseja produzir uma filtração mais rápida e o sólido é o que mais interessa no processo. Aumenta a superfície de contato entre a mistura e o papel (a) (b)
Laboratório de Química QUI126 2019 35 Decantação:o processo de decantação, representado na figura 6, é utilizado na separação de dois líquidos não miscíveis. Figura 6: Esquema de uma decantação Centrifugação:é o processo utilizado para acelerar a sedimentação das fases. Destilação:é o processo utilizado para separação de misturas, podendo ser simples ou fracionada, figura 7. Figura 7: Destilação simples (a); destilação fracionada (b) Fonte: (a) (b)
Laboratório de Química QUI126 2019 36 PARTE PRÁTICA Procedimento 1: TRANSFERÊNCIA DE LÍQUIDOS Procedimento 2: PESAGEM E FILTRAÇÃO SIMPLES Com o auxílio de uma pipeta volumétrica, pipetar 10 mL de água destilada contida no béquer e transferir para um erlenmeyer de capacidade apropriada, conforme figura (a). Utilizando garras, prender a bureta a um suporte universal, conforme figura (b). Preencher a bureta com água destilada, usando um béquer para esta transferência. Tirar a bolha e acertar o zero. Deixe escoar 12 mL recolhendo o líquido no erlenmeyer. (a) (b) Vidrarias: 01 pipeta volumétrica (10 mL) 01 béquer (50 mL) 01 erlenmeyer (125 mL) 01 bureta (25 mL) Reagente: Água destilada Vidrarias: 01 vidro de relógio 01 béquer (50 mL) 01 bastão de vidro 01 funil comum 01 proveta (25 mL) Materiais: 01 almofariz com pistilo 01 suporte universal 01 garra anel de ferro Balança digital 01 espátula 01 papel de filtro Reagentes: Água destilada Pedaços de giz Materiais: 01 pipetador de 3 vias 01 suporte universal 02 garras
Laboratório de Química QUI126 2019 37 Procedimento 3: AQUECIMENTO NO BICO DE BUNSEN Procedimento 4: DECANTAÇÃO Utilizando um almofariz e pistilo, triturar bastões de giz até a completa pulverização do mesmo. Utilizando uma balança e com o auxílio de um vidro de relógio e uma espátula, pesar 0,3570 g do sólido triturado. Transferir o pó de giz pesado para um béquer e adicionar, com o auxílio de uma proveta, 25 mL de água destilada. Agitar a mistura com um bastão de vidro. Filtrar a mistura, utilizando a técnica de filtração simples. Usar o papel de filtro dobrado corretamente. Adicionar 4 mL de água destilada em um tubo de ensaio.

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture