1 INTRODUÇÃO O presente trabalho mostra um estudo da aplicação de cilindros

1 introdução o presente trabalho mostra um estudo

This preview shows page 2 - 4 out of 6 pages.

1 INTRODUÇÃO O presente trabalho mostra um estudo da aplicação de cilindros revestidos com cromo na primeira cadeira de laminação do laminador de tiras a frio e as influências desta aplicação, cujo principal objetivo é justamente a melhoria da estabilidade do processo de laminação. Com as demandas crescentes do mercado por produtos de melhor qualidade e menores custos, melho- rias são continuamente necessárias para a manutenção da competitividade no mercado. No caso do laminador de tiras a frio, um atributo que afeta diretamente o resultado do produto final – e consequentemente a sua qualidade – é a sua estabilidade. 2 MATERIAL E MÉTODOS O laminador de tiras a frio (LTF) da Usiminas Cubatão, cujo diagrama esquemático é ilustrado pela Figura 1, é composto de uma desenroladeira, quatro cadeiras dispostas em cascata e uma enroladeira. A espessura máxima de entrada para os materiais a serem laminados é 5,00 mm e a espessura de saída mínima é 0,38 mm, com largura entre 600 e 1.600 mm, dentro de um esquema de redução de até 81%. Para entender-se os fundamentos de obtenção da estabilidade do laminador, apresenta-se a Lei do Fluxo de Massa – Mass Flow Law . Segundo Helman, (1) essa lei garante que a massa do material na entrada de uma cadeira de laminação é igual à massa do material na saída da referida cadeira, considerando-se desprezível a variação de largura na laminação a frio. Assim, obtém-se a Equação 1: i i o o h v h v = (1) onde: • h i = espessura da tira na entrada da cadeira; • v i = velocidade da tira na entrada da cadeira; • h 0 = espessura da tira na saída da cadeira; • v 0 = velocidade da tira na saída da cadeira. Figura 1. Diagrama esquemático do laminador de tiras a frio da Usiminas Cubatão. (3) Figura 2. Ponto neutro, linha neutra e forças de atrito. (2)
Image of page 2
230 Tecnol. Metal. Mater. Miner., São Paulo, v. 9, n. 3, p. 228-233, jul.-set. 2012 Muratori et al. 0 1 v v (3) onde: • v 0 = velocidade da tira na saída da cadeira; • v 1 = velocidade da tira na entrada da cadeira. Portanto, se o valor do escorregamento avante for positivo e pequeno tem-se uma situação estável para laminar, o que reflete em um controle efetivo da velo- cidade da cadeira e, consequentemente, da espessura. Assim, será obtida a qualidade do material no que diz respeito às tolerâncias de espessura. Conforme estudo realizado no laminador de tiras a frio por Muratori et al. (3) e baseando-se nos conhecimentos já discutidos, o desgaste natural ao longo da campanha de um cilindro de trabalho tem influência direta no apareci- mento do escorregamento negativo, como se visualiza na Figura 3. Deve-se observar no gráfico a tendência do valor do escorregamento avante calculado em direção a valores negativos. A relação entre o comprimento laminado pelo cilindro de trabalho ou sua rugosidade e o escorrega- mento avante é apresentado nas Equações 4 e 5, obtidas por meio de regressões multivariáveis dos dados de campanha do LTF.
Image of page 3
Image of page 4

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 6 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, eletrônica, Força, CONHECIMENTO, Companhia Siderúrgica Paulista

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors