Interna como por exemplo pela queda na sucção em um

Info icon This preview shows pages 205–207. Sign up to view the full content.

interna, como, por exemplo, pela queda na sucção em um processo de infiltração de águas pluviais. Aqui a fase água deve se dividir em duas: a) intercamadas do mineral e b) interpartícu- las. No caso dos solos mineralogicamente expansivos, as duas fases podem variar. Já no caso dos solos estruturalmente expansivos, apenas a segunda varia, uma vez que a estrutura do mineral é essencialmente estável frente às variações de umidade. Esse aspecto do comporta- mento é importante, por exemplo, para a permeabilidade, pois são medidos os vazios totais (intercamadas dos minerais e interpartículas), e as variações dos vazios interpartículas são menores. No comportamento mecânico, esse entendimento é igualmente relevante, pois nele também são importantes os vazios interpartículas e as tensões atuantes entre elas. No fenômeno da expansibilidade, os argilominerais expansivos atraem a água para o espaço entre as camadas, aumentando a distância interplanar basal. Nesse caso, o aumento do volume está atrelado ao aumento de volume do próprio mineral. Esse volume não intervém no fluxo, exceto o oriundo da própria absorção estrutural do mineral. Nesse processo de ex- pansão, a variação de volume total não corresponde à variação de volume dos canais de fluxo. Esses podem diminuir ou aumentar segundo o tipo de solo, mas serão sempre menores que a expansão registrada para o solo como um todo. Portanto, em consequência das variações
Image of page 205

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 174 dos canais de fluxo, a expansão pode conduzir não só a um aumento de permeabilidade, mas também à sua redução. A característica de expansão de um solo depende, primariamente, do tipo de mineral de argila nele presente, uma vez que nem todos os minerais argilosos experimentam modifica- ções volumétricas, com variação de umidade. A instabilidade é importante para argilas como a vermiculita e, em especial, a montmorilonita. Outros argilominerais, como a ilita e a clorita, podem ou não ser expansivos. Os minerais de argila interestratificados contendo camadas de minerais expansivos também podem apresentar expansão em função do mineral e número de camadas presentes no interestratificado. Os solos podem apresentar expansão mineralógica e estrutural, de tal modo que a pre- sença de uma não elimina a outra. A expansão mineralógica se dá pela necessidade de hidra- tação das próprias camadas do mineral, sendo comum, devido à necessidade de neutralização das cargas de superfície, que conjuntamente também ocorra expansão estrutural, embora seja mais relevante a mineralógica. Já a expansão estrutural pode se dar por três motivos: pela neutralização de cargas de superfície durante a hidratação; por alívio da pressão de sucção e por alívio das tensões externas ao ponto. Apesar de a expansão mineralógica ser a maior, ge- ralmente o comportamento hidráulico e mecânico é mais afetado pela estrutural, mesmo que de origem mineralógica, pois é a ela que está relacionada a variação de porosidade do solo. É
Image of page 206
Image of page 207
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern