{[ promptMessage ]}

Bookmark it

{[ promptMessage ]}

Técnicas de Redação

O trabalho alienado que transforma o trabalhador em

Info icon This preview shows pages 30–31. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
O trabalho alienado, que transforma o trabalhador em mais uma mercadoria, fez que o homem perdesse sua capacidade de ser o sujeito das situações. Manipulado no universo do trabalho, manipulado no mundo do consumo, o homem pode estar perdendo sua humanidade. Na sociedade capitalista, o dinheiro é que ocupa o centro das atenções. Uma pessoa vale pelo dinheiro que possui ou que pode produzir. O psicanalista Erich Frömm caracterizou nossa sociedade como aquela que dá muito mais importância ao ter do que ao ser . Isso mostra que, nos dias de hoje, as pessoas já não têm o ser humano como valor fundamental, mas, sim, o dinheiro, o lucro. Podemos compreender, assim, alguns fatores aparentemente incompreensíveis: acidentes que acontecem em edificações e matam dezenas de pessoas, porque houve algum tipo de economia na construção ou interesse na destruição; pessoas que morrem em hospitais, porque a verba repassada pelo governo já não atende à ganância dos donos das casas de saúde; investimento de fortunas em projetos mirabolantes, ao passo que parcela enorme da população passa fome, vive nas ruas sem casa, escola, sistema de saúde, sem o mínimo necessário para uma sobrevivência com dignidade. Quando nos voltamos para o âmbito da ciência, a realidade não é diferente. Com o crescimento da velocidade da produção de conhecimentos científicos, ela acaba por atropelar o ser humano. Se, no princípio, a ciência desenvolvia-se para buscar respostas para os problemas de sobrevivência do homem em um mundo adverso, com o tempo, ela passa a se desenvolver por si mesma, porque o próprio conhecimento se torna um valor a ser perseguido. No processo histórico do desenvolvimento científico e tecnológico, muita coisa foi produzida visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas muita coisa foi produzida segundo outros interesses. A bomba atômica é um lamentável exemplo: longe de melhorar a vida, acaba com a vida de milhares de seres humanos. Isso só foi possível porque, no centro dos valores, já não estava a promoção da vida humana, mas o lucro e o desenvolvimento do conhecimento que, por sua vez, pode ser uma ótima forma de gerar dinheiro. Silvio Gallo (org.). Ética e cidadania : Caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 2000, p. 106-7 (com adaptações). Considerando as idéias apresentadas no texto acima, redija um texto dissertativo, desenvolvendo o seguinte tema: A contribuição dos avanços científicos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ao estruturar o seu texto, contemple, necessariamente, os seguintes tópicos: • na introdução, focalize o tema, relacionando-o apenas ao contexto brasileiro; • no desenvolvimento, insira a descrição de uma situação real ou fictícia, relacionada ao enfoque dado ao tema, de forma a exemplificá-lo; • na conclusão, posicione-se criticamente a respeito da situação descrita, vinculando tal posicionamento às idéias do penúltimo parágrafo do texto “A crise de valores no mundo contemporâneo” .
Image of page 30

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Image of page 31
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern