Por sua vez a tabela 6 apresenta as áreas das

Info icon This preview shows pages 624–626. Sign up to view the full content.

Por sua vez, a Tabela 6 apresenta as áreas das classes e respectivas percentagens em rela- ção à área total de geomorfologia e pedologia reclassificadas, considerando-se as zonas homó- logas. As classes da geomorfologia reclassificada na área de estudo foram: a) SRAII (mfr) – Su- perfície Regional de Aplainamento IIA com cotas entre 900 e 1100 m, com dissecação muito fraca (mfr), desenvolvida sobre rochas pré-cambrianas, ocupa a maior área; b) SRAIIA(fo) – Superfície Regional de Aplainamento IIA com cotas entre 900 e 1100 m, com dissecação forte (fo), desenvolvida sobre rochas pré-cambrianas; e c) ZER/IIA(fo) – Zona de Erosão Recuante com dissecação forte (fo). As classes da pedologia reclassificada correspondem aos solos pre- sentes na área de estudo citados na Tabela 3. A classe denominada Cd3 é a que apresenta a maior área total, seguida pelas Cd1 e LEd1, que são solos com alta propensão à erosão laminar e com reduzida capacidade de infiltração.
Image of page 624

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Produção de carta geotécnica preliminar de capacidade de infiltração de água no solo em uma área do entorno... 595 Tabela 6. Classes da geomorfologia e pedologia reclassificadas para a área de estudo. Temas da geomorfologia, pedologia e vegetação reclassificados Área (km 2 )/ percentagem Geomorfologia: SRIIA(mfr) 110,82/19,18% Geomorfologia: SRIIA(fo) 67,09/11,61% Geomorfologia: ZER/IIA(fo) 44,09/7,63% Pedologia: Cd1 31,61/5,43% Pedologia: Cd3 74,94/12,97% Pedologia: LEd1 31,65/5,45% Pedologia: LEd5 11,95/2,07% Pedologia: LVd2 9,24/1,60% Pedologia: LPd 6,57/1,13% Pedologia: Rd1 11,96/2,07% Área Total: 577,41/100% A área agricultada interfere diretamente nos processos erosivo e de infiltração, mas em momentos quase sempre distintos. O solo dessa área inicialmente, ao ser gradeado e adubado, fica propenso não só à infiltração, mas também à erosão. Recebendo a área nesse momento um preparo adequado em que se observa a disposição de suas curvas de níveis e, quando possível, o estabelecimento de platôs e leiras de proteção, a erosão pode ser minimizada e a infiltração favorecida. Em um segundo momento, os ciclos de molhagem e secagem vão promover a contração e impermeabilização do solo, o que, por um lado, reduz a erodibilida- de, não necessariamente a erosão; por outro lado, ocorre o processo de impermeabilização, aumentando, assim, o fluxo superficial. Esses são mecanismos que necessitam ser melhor analisados, o que não será feito aqui. 4.3 Resultados obtidos para os solos em laboratório e no campo A título de exemplo, apresenta-se a análise feita no que tange à variação multitemporal do uso e da cobertura do solo, comparando os resultados obtidos com os ensaios no labora- tório e de campo e as informações obtidas durante os trabalhos de campo. Para este exem- plo, escolheu-se o local denominado “Ponto 5 – Ribeirão do Sarandi”, situado em uma zona homóloga do tipo fundo de vale. A Figura 5 apresenta a localização do “Ponto 5 – Ribeirão Sarandi”, em sua parte superior esquerda sobre a ortofoto do ano de 2003, em uma escala visual aproximada de 1:18000, e na parte superior direita localizado na imagem
Image of page 625
Image of page 626
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern