Outra resist\u00eancia estava nos pr\u00f3pri A pol\u00edtica de o aluno

Outra resistência estava nos própri a política de

This preview shows page 6 - 8 out of 14 pages.

processo eleitoral futuro. Outra resistência estava nos próprios professores/educadores. A política de o aluno passar, mesmo não tendo um rendimento satisfatório (posteriormente faz-se uma prova para conseguir aprovação) gerou e gera forte resistência por parte dos professores (BRASIL, 2000). A justificativa dos professores era de que é difícil trabalhar uma classe com alunos em diferenciados níveis de conhecimento. Contudo, manter um aluno mais velho (reprovado) em meio a mais novos, o condiciona a problemas psicossociais e continuação do baixo rendimento escolar. Uma questão importante levantada era por que essas crianças e jovens fracassaram? O que pode ter acontecido na escola? Um problema forte é o socioeconômico. É obvio que as condições econômicas favorecem alguns estudantes em detrimentos de outros. Contudo, a escola tem se tornado um ambiente mais democrático nos dias atuais. A escola em alguns casos é o único local estruturado de convivência, antes de ser pensado como local de aprendizado de matemática e/ou português. Assim, a mesma deve ser acolhedora e após propiciar esse acolher e afago, propiciar também o aprendizado. Assim surge uma pergunta que ainda se aplica aos dias atuais: Uma escola suja, com vidros e carteiras quebradas, com professor mal remunerado e desmotivado, com falta de material didático e equipamentos; pode propiciar o acolhimento e melhores resultados de aprendizagem? Difícil!!!
Image of page 6
2.2 A gestão da educação A gestão da educação é intrigante e trabalhosa. A educação é um processo de socialização da cultura, produzido pelo homem e a escola é o transmissor das ideias e formação social e humana do indivíduo. Assim, a se ter a melhor educação, necessita-se que professores, gestores e sociedade participem do processo socioeducativo. A gestão da educação não se limita a administração simples empresarial, por exemplo. A gestão da educação tem princípios e fins diferenciados (BARROSO, 2006a). A escola como instituição social tem fim político pedagógico extrapolando o horizonte custo-benefício. Isso implica em uma análise diferenciada do desenvolvimento e planejamento da educação e da escola. Implicando também no aprofundamento sobre a natureza de instituições educativas, bem como suas prioridades e processo de decisão nos sistemas de ensino nas escolas... a articulação e a rediscussão de diferentes ações e programas, direcionados à gestão educacional, devem ter por norte uma concepção ampla de gestão que considere a centralidade das políticas educacionais e dos projetos pedagógicos das escolas, bem como a implementação de processos de participação e decisão nessas instâncias, balizados pelo resgate do direito social à educação e à escola, pela implementação da autonomia nesses espaços sociais e, ainda, pela efetiva articulação com os projetos de gestão do MEC, das secretarias, com os projetos político- pedagógicos das escolas e com o amplo envolvimento da sociedade civil organizada. Por outro lado, a problematização das condições de formação e profissionalização docentes (BARROSO, 2006b) coloca-se como questão interligada à gestão educacional e, nesse sentido, deve
Image of page 7
Image of page 8

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 14 pages?

  • Summer '15
  • São Paulo, aprendizagem, Aluno, Alfabetização

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes