Portanto como bem pontua fiorillo 2011 o conceito de

Info icon This preview shows pages 50–52. Sign up to view the full content.

flora e, por que não dizer, a própria natureza em sentido amplo. Portanto, como bem pontua Fiorillo (2011), o conceito de desenvolvimento oriundo do Estado de concepção liberal já não encontra abrigo na sociedade moderna. Apesar de peculiaridades que surgem necessaria- mente em legislações espacialmente mais específicas, como as municipais, com o objetivo de atender as necessidades econômicas e socioculturais locais, o princípio do desenvolvimento
Image of page 50

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

A infiltração no contexto da Educação Ambiental, da Engenharia e do Direito 15 sustentável deve ser aplicado ao todo, tanto no meio rural como no urbano, pela sociedade e por cada um, não só pela empresa de engenharia, mas também pelo engenheiro e demais operários que atuam em um projeto. Um primeiro olhar voltado para o que se acaba de colocar pode conduzir a que se vislumbre uma afronta à ordem econômica fundada na livre iniciativa; porém, não é difícil perceber que os recursos naturais são exauríveis e, como tais, requerem cuidados especiais. Nesse sentido, para que não pairassem dúvidas, sabiamente a Constituição Federal de 1988 estabeleceu, em seu artigo 170, que a ordem econômica deve regrar-se pelos ditames da justiça social ( caput ), respeitando, dentre outros, o princípio da defesa do meio ambiente (inciso VI). Além desses princípios gerais aplicados a todos e, como tais, norteadores da prática da engenharia, dá-se aqui destaque a alguns princípios de cunho diretamente a ela aplicados: princípio da prevenção, princípio da precaução, princípio do poluidor-pagador e princípio da reparação. Antes de tratar desses princípios, cabe, entretanto, destacar que, na engenharia, os prin- cípios de Direito Ambiental são aplicados segundo o risco. Camapum de Carvalho (2011, p. 7) sugere que: “o risco do dano deve ser visto em três níveis, o dano sobre o qual não se tem dúvida, e deve ser evitado; o risco onde o dano é provável e deve ser estudado antes de colocada em prática a atividade, concretizando-se o potencial de risco a ação deve ser evitada; e finalmente, o dano incerto, em que uma vez vislumbrado o seu potencial de ocor- rência, deve ser criteriosamente analisado antes de qualquer iniciativa. Na prática da engenharia embora os riscos possam ser minimizados eles não podem ser excluídos, pois sempre permanece a probabilidade de um dano menor”. Dentre os citados princípios aplicados, para a engenharia, em especial no tocante à infil- tração que pode operar como solução e como causa de problemas ambientais, assume imensa importância o princípio da prevenção, uma vez que, por meio dele, é possível evitar o dano ambiental antevisto. Não é difícil perceber que, em uma construção rodoviária, por exemplo, a inexistência ou o lançamento inapropriado dos sistemas de drenagem, assim como a falta de proteção dos taludes, induzirá a danos ambientais, como os de erosão, e por consequência, os de assoreamento de cursos d’água e reservatórios; preventivamente, podem ser implantados sistemas de infiltração compensatórios. Logo, esse é um caso em que se deve aplicar o princí-
Image of page 51
Image of page 52
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern